Visão de Vida

O poder transformador da paternidade

A+ A- Baixar
PDF

No segundo domingo de agosto celebramos o Dia dos Pais, um momento muito especial para homenagear essa figura tão importante.  Também é uma ótima oportunidade de refletirmos sobre o papel fundamental dos pais na criação dos filhos e nas mudanças significativas das estruturas familiares nas últimas décadas.

Aliás, o papel dos pais na estrutura familiar e a conexão que eles criam com seus filhos é um tema que vem sendo cada vez mais discutido. 

São diversos os estudos que comprovam a importância da presença paterna para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças, mas uma pesquisa recente, conduzida pela Grimpa, Consultoria de Pesquisa de Mercado e Consumer Insights, chama a atenção. Intitulada como Retrato da Paternidade no Brasil, a pesquisa, que entrevistou homens entre 25 e 55 anos, revelou grandes transformações de padrões e de comportamentos ao longo dos últimos anos entre os pais, que agora buscam ter uma relação mais afetuosa, respeitosa e de parceria com os filhos.

Segundo a diretora de Pesquisas da Grimpa, Marisa Camargo: “No mundo onde os desafios acerca da educação são muitos, é necessário trazer o pai para o centro dessa discussão. Esse estudo mostra uma preocupação genuína dos novos pais em deixar um legado positivo e a consciência de que a própria paternidade tem um poder transformador”.

Para o diretor de Investimentos e Finanças da Visão Prev, Gustavo de Castro Araujo, esse discernimento sobre a sua atuação nos cuidados com os seus filhos, um casal de 6 e de 3 anos, aconteceu de forma natural. Ele sempre teve muito claro em sua mente o papel que deveria exercer quando os filhos chegassem, até porque, assim como grande parte das mulheres em nosso país, a sua esposa também tem uma carreira para gerir. “Ter filhos é maravilhoso, muito mais do que eu imaginava. Porém traz muitas mudanças que, consequentemente, exigem uma grande responsabilidade, tanto da mãe, como do pai. Acredito que não existe isso de o homem ‘ajudar’ a esposa nas tarefas com as crianças. É a nossa obrigação, pois eles também são nossos e devemos ter essa dedicação”, enfatiza Gustavo.

Outro ponto que o diretor da Visão Prev aborda é a preocupação com a educação dos filhos. “Assim como os meus pais fizeram comigo, dando bons exemplos, eu pretendo ensinar a eles valores humanos, além de oferecer uma boa formação, sempre respeitando a individualidade deles, a fim de prepará-los corretamente para a vida adulta. Eu sei que é difícil estar presente em 100% do tempo, já que a rotina é puxada, mas é fundamental que os filhos estejam em nossas prioridades e que os momentos que passamos juntos sejam de qualidade, pois tudo isso faz muita diferença para todos nós”, finaliza.

Vale lembrar que a valorização da paternidade mais participativa é um passo importante para o avanço na quebra das barreiras de gênero, já que influencia positivamente as futuras gerações, rumo a uma sociedade mais igualitária para as mulheres e acolhedora para as diferentes formas de família. Além disso, esse tipo de relacionamento beneficia os próprios pais, que podem vivenciar essa experiência de maneira mais completa, saudável e feliz.

agosto de 2023