Acontece na Visão

A (destacada) presença feminina na Visão Prev

A+ A- Baixar
PDF

As tarefas ligadas ao lar e à família foram, ao longo de praticamente toda a história, as únicas delegadas às mulheres. No século XX, diversos fatores somados – como as grandes guerras que afastaram os homens de seus postos de trabalho, o crescimento da indústria de bens e serviços e a maior escolarização feminina – abriram as portas das casas e permitiram a descoberta de um novo mundo de desafios e realizações.

Com muita persistência, força de vontade e empenho, as mulheres vêm conquistando posições em áreas antes exclusivamente masculinas e maior participação no universo corporativo. Ainda estamos longe da igualdade, mas as perspectivas são boas: dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estimam que, até 2030, 64,3% das mulheres brasileiras em idade ativa (17-70 anos) estarão empregadas ou buscando trabalho. O tema é tão importante que o prêmio Nobel de Economia de 2023 foi entregue a Claudia Goldin, professora da Universidade de Harvard (e a primeira mulher a receber sozinha a premiação!), por seus estudos sobre a participação feminina no mercado de trabalho (clique aqui para ver um vídeo sobre sua pesquisa).

Por aqui, o retrato é bem diferente!

Às vésperas de comemorar mais um Dia Internacional da Mulher (8 de março), vale destacar que a realidade na Visão Prev é bem diferente do que acontece em inúmeros setores – como demonstra a foto que ilustra essa matéria 🙂. Entre nossos 52 colaboradores, incluindo estagiários e jovens aprendizes, 63% são mulheres. E tem mais: 50% dos cargos de gestão (gerência e diretoria) são ocupados por mulheres!

Entre nossos 52 colaboradores, incluindo estagiários e jovens aprendizes, 63% são mulheres. E tem mais: 50% dos cargos de gestão (gerência e diretoria) são ocupados por mulheres!

Diversas áreas têm mais mulheres do que homens em seus quadros e três delas são formadas exclusivamente por mulheres: Jurídico, Tesouraria e Empréstimos. Outra curiosidade é que uma mulher é a pessoa com mais tempo de trabalho na Visão Prev: a funcionária mais antiga é Yasmin Cardoso que entrou na entidade em 2010 como secretária e hoje é analista de RH sênior.

Em meio a dados tão positivos, nossa comemoração do Dia da Mulher não poderia ser diferente: ela dá voz a seis dessas profissionais que contribuem, com sua dedicação e competência, para o atingimento de nossas metas e a satisfação de nossos participantes! Vamos a elas?

Karol

 “A Visão Prev é uma grande escola para mim e tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui. Comecei como recepcionista e secretária da Presidência e tive a oportunidade de me inscrever em um processo seletivo interno. Fui para a equipe de Cadastro e depois para o time de Seguridade e sou apaixonada pelo que faço hoje: cuidamos dos processos de arrecadação, autopatrocínio, resgate, concessões e adesão, entre outros.  Na Visão Prev, eu me sinto valorizada e parte de um objetivo maior: contribuir para o futuro de milhares de pessoas. Agora, durante a gestação, todo o time está ainda mais atento e acolhedor (tanto que a primeira pessoa para quem contei que estava grávida é uma amiga que fiz na entidade). Recebo apoio total dos meus colegas quando preciso me ausentar. Felizmente, não vivemos aqui a realidade ainda difícil enfrentada por tantas mulheres no mercado de trabalho e só posso me sentir grata por isso.”

Karoline Paiva Soares, analista de Seguridade pleno,

trabalha na Visão Prev há sete anos e está grávida de sua primeira filha, Liz.

Ana_Demestri

“De forma bem resumida, sou responsável por controlar e monitorar o fechamento contábil mensal, o cumprimento das obrigações legais e o fechamento das demonstrações financeiras e notas explicativas anuais, atendendo os usuários internos e externos para auxiliar nas tomadas de decisões. Ser mulher na Visão Prev é ser tratada sem nenhuma distinção em relação aos demais profissionais. A entidade se preocupa com as questões de diversidade e opera de forma ética, com integridade e transparência, não só frente a seus participantes como também aos colaboradores. Aqui, eu me sinto empoderada como profissional e sei que posso atuar com autonomia, que meus colegas e líderes confiam no meu trabalho e que minhas opiniões são escutadas e consideradas. A posição da mulher no mercado de trabalho melhorou, mas ainda há muito a fazer, tanto por parte dos gestores quanto das próprias mulheres que devem agir como protagonistas e não coadjuvantes.”

Ana Luisa Demestri Zaguette, contadora,

trabalha na Visão Prev há doze anos.

Paulina

“Entrei em Recursos Humanos, migrei para a área de Previdência e acabei me tornando diretora. Nem sempre é fácil conciliar a carreira e ser mãe, mas tenho total apoio do meu marido na divisão das responsabilidades. Além disso, a Visão Prev promove um ambiente que permite equilibrar vida pessoal e profissional e isso é um privilégio. Vejo o quanto minhas amigas ainda se sentem discriminadas e como persiste o preconceito com as características das mulheres e nossa forma de conduzir cada tema. Aqui, estamos anos-luz à frente, todos recebem o mesmo tratamento, com respeito e atenção. Acredito que ainda há uma pressão velada de que, para ser bem-sucedida, a mulher deve agir como um homem, e muitas mulheres acreditam nisso. Independentemente de gênero, cada pessoa é única e tem suas potencialidades e competências que devem ser reconhecidas e estimuladas. O dia em que todos acreditarmos nisso, não precisaremos mais falar em igualdade entre homens e mulheres, falaremos apenas de pessoas.”

Paulina Ferreira Pantaliao, diretora de Previdência e Relacionamento,

trabalha na Visão Prev há sete anos e é mãe do Victor, de 18 anos, e da Isadora, de 14.

Mari

“A palavra que define minha trajetória na entidade é aprendizado. É uma experiência desafiadora, pois somos responsáveis por abordar escolhas que impactam o futuro de muita gente. Desde que entrei aqui, estou sempre aprendendo, acompanho as tendências do mercado e busco oferecer um atendimento diferenciado para que os participantes conheçam as regras de seus planos e possam tomar decisões conscientes. Além dos atendimentos, faço análise de relatórios, acompanho solicitações da Central, participo e realizo treinamentos, entre outras atividades. Ser colaboradora na Visão Prev é ser ouvida e incentivada a cooperar ativamente nas grandes discussões da entidade. Nossas contribuições são reconhecidas em um ambiente que preza pela igualdade de oportunidades e pelo respeito mútuo. Infelizmente, ao olharmos para fora, vemos que as mulheres são frequentemente questionadas e subestimadas, mesmo com maior escolaridade. Ainda temos muitos preconceitos a enfrentar.”

Mariana Carvalho, analista de Relacionamento, trabalha na Visão Prev há dois anos.

Gisele

“As conquistas femininas são muito recentes. Imagine que, somente na Constituição de 1988, homens e mulheres foram considerados iguais em direitos e obrigações. Transformar isso em realidade continua sendo uma batalha. No início da minha carreira, era normal em entrevistas de emprego ter que responder a perguntas como ‘você pretende ter filhos?’ e ‘como planeja criá-los?’. As mulheres ainda têm seus direitos negligenciados, mesmo trabalhando tanto ou mais que os homens, até mesmo com salários menores. Na Visão Prev, vivemos uma situação muito diferente. Sempre fui apoiada pelos meus gestores e pelo RH, inclusive em uma situação delicada ligada a um grave problema de saúde. A entidade incentiva a harmonia entre vida profissional e pessoal, o que não se vê com frequência no mundo corporativo. Mas há um ponto tão relevante quanto esse: a Visão Prev não diferencia seus profissionais por raça, classe ou gênero. Há oportunidades para todos e respeito por todos.”

Gisele Sgarbi, consultora de Investimentos, trabalha na Visão Prev há onze anos

e é mãe da Gabriela, de 28 anos, e do Guilherme, de 26.

BRAYNA

“Fui contratada como advogada pleno para atuar na célula consultiva do Jurídico. Eu desconhecia o setor de previdência complementar e, com ajuda dos colegas, fui consolidando meus conhecimentos e me apaixonando pelo arcabouço regulatório do segmento, apesar de complexo. Em 2017, fui promovida para advogada sênior e, em 2019, quando estava grávida do meu primeiro filho, fui convidada a participar do processo seletivo para ocupar a posição de gerente, na qual estou hoje. Esse momento ilustra bem o acolhimento que temos aqui! Conciliar a profissão e a maternidade é desafiador, mas necessário porque valorizo muito meu trabalho. Por isso, em casa, dividimos todas as tarefas e tenho, além da escola, a melhor rede de apoio… avós e avôs. Também recebo suporte total da entidade para exercer o papel de mãe. Hoje, com o home office, eventualmente meus filhos aparecem para dar ‘oi’ nas reuniões.  É uma grande satisfação trabalhar em uma empresa que promove a diversidade e busca ser flexível.”

Brayna Mello de Souza, gerente jurídica, trabalha na Visão Prev há nove anos

e é mãe do João Guilherme, de 4 anos, e da Maria Eduarda, de 1.

março de 2024