Visão Educa

Como se prevenir contra os golpes financeiros

A+ A- Baixar
PDF

“Oi, tudo bem? Uma amiga minha teve uma oportunidade sensacional de transferência para os Estados Unidos. Ela está se mudando com urgência e vendendo um montão de coisas por preços excelentes. Quer ver?”

Você está lá rolando sossegadamente a tela do seu Instagram quando entra essa mensagem de um de seus contatos. Então, como não se deve perder uma boa oportunidade, decide dar uma olhada no que está à venda e encontra uma série de itens a preços incríveis. Você não vai deixar passar essa chance, certo? Errado!

Esse é apenas um dos exemplos de golpes financeiros que são aplicados diariamente no Brasil. Ah mas cai quem quer, né? Não é bem assim: alguns deles são tão bem pensados que conseguem fisgar milhares de pessoas em uma só tacada. As tentativas mais comuns envolvem a clonagem de cartões de crédito, ligações falsas a partir de 0800, pedidos de dinheiro via WhatsApp e vendas nas redes sociais.

Quer ter uma ideia do tamanho desse problema? Apenas no primeiro trimestre de 2023, ocorreram mais de 2.800 tentativas de fraudes financeiras em canais eletrônicos por minuto no Brasil. Esse dado corresponde ao cruzamento dos resultados das pesquisas da CAF, empresa de prevenção de fraudes e segurança digital, com informações do Banco Central.

O melhor, então, é ficar superalerta e entender como evitar ser um dos fisgados. Para isso, convidamos, em novembro, Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), para uma palestra online abordando a prevenção de golpes financeiros. Confira os destaques da sua apresentação:

Na hora de investir

“Ter uma visão clara do que pretendemos com nossos investimentos ajuda a evitar fraudes ou situações que comprometem nossa estabilidade financeira e planos futuros por conta de decisões equivocadas. Devemos começar definindo nossos objetivos de curto, médio e longo prazos. Ou seja, para que estou economizando meu dinheiro? Essa resposta é essencial para fugir dos golpes que prometem ganhos fabulosos em pouco tempo ou em produtos duvidosos. Se você sabe no que quer investir, os prazos que tem e os riscos que pode ou não correr com seu dinheiro, fica mais fácil estabelecer uma estratégia adequada às suas metas e, portanto, não cair nas armadilhas dos investimentos ‘da moda’ em que ‘todo mundo’ está ganhando muito. Para investir, precisamos ter calma, acreditar nas nossas escolhas e aguardar os resultados estabelecidos com serenidade e sem troca-troca conforme ‘a bola da vez’.”

Cuidado com suas fontes

“Todos estamos sujeitos a pessoas, instituições e profissionais que podem interferir em nossas decisões. Essas fontes não param de se multiplicar com a internet e as redes sociais. Hoje, temos no Brasil mais de 500 influenciadores digitais falando de finanças que atingem mais de 200 milhões de seguidores. Esse fenômeno tornou o nosso acesso à informação mais democrático, mas também mais difícil, excessivo e até perigoso. Por isso, é primordial selecionar bem nossas fontes para não nos deixarmos levar por interesses ocultos.”

Fuja dos ganhos fáceis

“Toda a estrutura das pirâmides e fraudes financeiras lida com uma tendência que, infelizmente, grande parte das pessoas tem: a vontade de obter ganhos fáceis e rápidos. Os golpes podem ser mais ou menos sofisticados, mas sempre seguem essa premissa do investimento supervantajoso que não se pode perder de jeito nenhum e com o qual ‘todo mundo’ está lucrando, menos você. Parece um clichê, uma obviedade, mas as pesquisas que fazemos junto com a CVM mostram que essa prática segue firme, fazendo novas vítimas diariamente. Temos uma iniciativa permanente em parceria com a CVM chamada ‘Se liga na fraude’: a cada três meses, criamos um ‘site phishing’ com uma narrativa fraudulenta bem exagerada do tipo ‘invista em tal coisa e fique rico’. O resultado é impressionante: a taxa de conversão de um site ou e-mail real que faz alguém clicar em algo para saber mais sobre um assunto é de 5% em média, mas os nossos sites fraudulentos alcançam cerca de 30%! Ou seja, as pessoas buscam essas facilidades. No nosso caso, quando chegam ao site, aproveitamos para explicar os riscos corridos, mas veja bem: quem está ali se expôs ao risco por interesse próprio.”

Clique aqui para conhecer o “Se liga na fraude” que divulga conteúdos educacionais para você investir com mais segurança e evitar cair em golpes.

Não aja por impulso

“É vital refletir sempre sobre suas escolhas financeiras e nunca tomar uma decisão no calor do momento. Os fraudadores contam justamente com sua pressa e desatenção e, por isso, apresentam ofertas que precisam de uma decisão rápida para não ‘perder a oportunidade’. Não caia nessa! Pare, pense e não clique em tudo que aparece no seu celular ou computador.”

Os golpes mais frequentes

“Infelizmente, não temos dados exatos sobre as fraudes porque as pessoas tendem a não denunciar por se sentirem envergonhadas. Mas sabemos que as duas mais frequentes são a pirâmide financeira (que, vale destacar, muita gente entra sabendo que é fraude, mas acha que vai conseguir sair antes que o esquema colapse!) e os investimentos (fundos, ações, criptoativos) que prometem muito e obviamente não conseguem entregar os rendimentos esperados, pois é simplesmente impossível obter a rentabilidade anunciada. É fundamental investir em instituições autorizadas, reguladas e oficialmente instaladas no Brasil. Em geral, as fraudes vêm acompanhadas de uma grande dose de informalidade. Sabedoria popular: se a esmola é demais, o santo desconfia!”

Fale sobre o assunto

“É necessário compartilhar informações sobre o tema porque os fraudadores são espertos e estão sempre pensando em novas estratégias. Posso dizer que eu mesmo já passei por essa situação e divulguei publicamente, entre meus amigos, colegas e familiares. No caso de bancos, lojas ou outras instituições, vale denunciar para os envolvidos que tiveram suas marcas utilizadas ilicitamente. Não é agradável dizer que caímos em um golpe, mas é importante tornar públicas essas ocorrências para dificultar a vida de quem passa seu tempo ganhando em cima da distração, do desconhecimento ou da boa-fé dos outros.”  

Quer assistir à live do Marcelo?

Então, clique aqui e acompanhe a apresentação completa, com muitas informações e dicas.

Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA.
janeiro de 2024