Visão de Vida

Como empreender com pouco dinheiro?

A+ A- Baixar
PDF

O tão sonhado empreendimento dependerá somente de você, da sua dedicação e organização para se tornar realidade.

Se engana quem diz que empreender só é possível quando se tem muito dinheiro. Por mais desafiador que possa ser, o importante é que você tenha um plano de negócio e entenda quais são seus diferenciais em relação ao mercado. Com esse entendimento, será possível ter clareza do caminho, especificar os passos a seguir e, ainda, prever dificuldades do negócio.

Uma coisa é certa: quanto mais você estudar sobre o tema, mais se sentirá seguro para trilhar um caminho de sucesso.

Além disso, já que você será o dono, por que não transformar algo que você goste em negócio? Por mais que a frase “trabalhe com o que gosta e nunca mais terá que trabalhar um só dia na vida” seja clichê, não há nada mais revigorante do que pagar as contas e realizar seus sonhos com um trabalho do qual você sinta orgulho e prazer.

Como estamos vivendo na era digital, é importante aproveitar as oportunidades e abusar das redes sociais para divulgar seu novo negócio. Por meio de um perfil, você pode começar a ganhar visibilidade e divulgar a marca e produtos/ serviços de forma gratuita ou com pouquíssimo dinheiro. 

Mas atenção: Empreendedores precisam ter controle dos seus gastos e das suas finanças. Controle de caixa é imprescindível e é preciso também entender cada momento da empresa, quanto está gastando, lucrando, e por aí vai.

Apesar de toda a dedicação, é importante também separar um tempo para você. Estar focado 100% do tempo apenas focado no seu negócio não dará espaço para sua criatividade se desenvolver e futuramente lançar novidades e alcançar novos clientes.

Desta forma, vamos a algumas ideias de negócios que podem nascer com um baixo investimento inicial:

  1. Dropshipping: Trata-se de um modelo de gestão de comércio eletrônico, em que um fornecedor terceirizado armazena o estoque e envia os itens para os clientes em seu nome. Como gerenciar um inventário é um compromisso enorme para uma empresa, esta é uma ideia fácil e de baixo investimento para começar, afinal, não é necessário gastar com local para armazenamento e nem comprar um estoque grande.

Obs.: O fornecedor, neste caso, é responsável por separar e enviar o pedido. A sua empresa ainda fica responsável pelo marketing, atendimento ao cliente, etc.

  1. Impressão sob demanda: O próprio nome já diz, mas nada mais é do que fabricar / produzir/ imprimir quando tiver realmente a demanda para determinado produto. Pode ser considerado também uma variação do dropshipping, com o diferencial de que os produtos serão personalizados com seu design / ideias originais.
  1. Produtos digitais: Como não possuem custos recorrentes de fabricação ou envio, suas margens podem se manter altas, fazendo dessa uma ótima opção para quem quer empreender com pouco dinheiro usando a Internet. Alguns produtos digitais podem ser: Webinars, Cursos de curta ou longa duração, AudioLivros, Apps, Modelos e Mockups, podcasts, site para membros, código fontes e scripts, ebooks, entre outros.
Pense em algo que você goste e tenha um conhecimento diferenciado. Talvez isso possa virar um produto digital. Já pensou nisso?
  1. Serviços: Um negócio flexível, em que o único fator realmente indispensável é o seu tempo, já que a ferramenta necessária para iniciar seu empreendimento é sua habilidade em fazer algo. Claro que, dependendo do serviço, será necessário um local adequado e suficiente para realizá-lo, que pode ir da sala da sua casa até a uma sala comercial ou galpão; ou até mesmo até algum local como casa de clientes ou espaços públicos. Eventualmente, uma formação continuada ou cursos livres serão necessários para continuar acompanhando a evolução da própria sociedade e mercado.
Profissionais liberais de todas as áreas se encaixam nesse quesito, basta colocar a sua mão de obra a serviço da sociedade.
  1. Influenciador – crie um público-alvo para monetizar: No mundo conectado de hoje, conseguir chamar e manter a atenção das pessoas é uma verdadeira conquista. Sendo assim, criadores de conteúdo podem converter seu sucesso na Internet e nas redes sociais em um empreendimento com possibilidade de tirar fluxos de renda como parcerias, publicidades e permutas.
  1. Programa de afiliados: Pode-se dizer que é um dos desdobramentos do influenciador, pois toda vez que um afiliado traz um novo cliente, recebe uma comissão da empresa.
  1. Produtos artesanais: Se o seu negócio é colocar a mão na massa, seja fabricando sabonetes ou comidas saborosas, está muito perto de saber como empreender com pouco dinheiro, já que o desenvolvimento e a aquisição de produtos estão literalmente em suas mãos. Muitos dos empreendimentos famosos hoje começaram com a produção feita em casa.

As ideias podem ser as mais variadas, mas uma das principais metas em comum é conquistar autonomia para tomar as próprias decisões e ter mais liberdade para conciliar a vida profissional com a pessoal.

Hoje, graças à tecnologia e opções de fornecedores terceirizados, a possibilidade de ter um negócio próprio também aumentou intensamente. Assim, é possível fazer vendas sem ficar preso à fabricação de produtos previamente, aluguel de espaço e/ ou gerenciamento de estoque.

Então, se você tem o sonho de empreender e viu que é possível começar com pouco investimento, vá em frente! Lembre-se que, dando um passo de cada vez, é possível chegar muito longe!

julho de 2022