A Visão Prev utiliza cookies para acompanhar os acessos e o comportamento dos usuários no site, melhorar a experiência de navegação e, eventualmente, para fins publicitários. Ao seguir navegando, você concorda com a utilização desses dados. Caso prefira, consulte nossa política de privacidade, clicando aqui
A Pesquisa de Satisfação é uma fonte essencial para acompanhar a avaliação dos participantes sobre os diversos aspectos que compõem a nossa atuação. Com notas de 1 a 5 (1. Discordo totalmente, 2. Discordo, 3. Não concordo nem discordo, 4. Concordo, 5. Concordo totalmente), conseguimos analisar sua percepção sobre nossas iniciativas de gestão.
Mas é nos comentários que desenvolvemos um diálogo ainda mais precioso com as opiniões dos participantes. Por isso, a última edição da Pesquisa teve uma grande mudança nesse sentido, com a possibilidade de incluir comentários específicos dentro dos próprios blocos de questões. Ou seja, na parte de Investimentos, por exemplo, o participante podia detalhar suas observações enquanto respondia às perguntas sobre o tema. Além disso, continuou sendo possível escrever suas considerações finais ao terminar a pesquisa, caso o participante quisesse falar sobre itens que não tinham sido abordados.
O novo formato foi muito bem aceito e proporcionou um salto no número de registros: de 397, em 2023, para 4.961, o que permite analisar os assuntos com mais detalhe e aprofundar o entendimento da visão dos participantes. As interações foram classificadas em três grupos – feedbacks positivos, neutros e negativos – que totalizaram o seguinte retorno:
71% de feedbacks positivos
14% de feedbacks neutros
15% de feedbacks negativos
Os temas mais comentados
Como nos anos anteriores, todos os registros foram avaliados pela Diretoria e distribuídos para análise das áreas envolvidas. Os times já estão se debruçando sobre as oportunidades de melhoria apontadas nos comentários, com o objetivo de criar planos de ação. Se necessário, os participantes que se identificaram serão contatados para aprofundar e esclarecer suas observações, caso desejem.
Esses foram os 4 assuntos que tiveram mais feedbacks negativos e que, portanto, estão sendo cuidados com atenção redobrada:
Rentabilidade e Gestão dos investimentos
Comentários nas questões “A rentabilidade do meu perfil de investimentos me deixa satisfeito/a” e “Estou satisfeito/a com a forma como os investimentos do meu plano são geridos, independentemente da rentabilidade”.
A análise da área
2024 apresentou um panorama econômico adverso no Brasil, caracterizado por crescimento robusto acompanhado de desafios fiscais e inflação persistente. No cenário externo, o ano foi marcado por alta volatilidade e desaceleração desigual entre as principais economias. Os resultados do mercado financeiro refletiram esse ambiente desafiador, fazendo com que a gestão dos investimentos enfrentasse dificuldades complexas e sucessivas que afetaram as rentabilidades.
Assim sendo, os retornos dos perfis de investimentos refletem o desempenho das classes de ativos nas quais possuem exposição. É diretriz da Visão Prev respeitar as características dos perfis, não adicionando riscos que alterem sua definição e respeitando os limites de exposição estabelecidos nas Políticas de Investimentos.
Os cinco perfis de investimentos possuem níveis progressivos de risco e diferentes alocações, permitindo aos participantes adequar suas escolhas de acordo com seu momento de vida e características individuais, além da possibilidade de migração de perfil até três vezes no ano.
O perfil Super Conservador investe em títulos de renda fixa de curto prazo atrelados ao CDI ou à taxa Selic. Em 2024, o CDI obteve valorização de 10,87% e o perfil Super Conservador rendeu 11,05%.
O perfil Conservador investe em títulos de renda fixa de curto e médio prazos, em CDI e títulos indexados à inflação com prazos de até 5 anos que podem oferecer oscilação na rentabilidade. O perfil alcançou rentabilidade de 8% em 2024, acompanhando a performance das classes de ativos em que investe. O IMA-B5, índice que compõe os títulos públicos indexados à inflação com prazo de até 5 anos, rendeu 6,16% no ano e o CDI ficou em 10,87%.
Os perfis Moderado e Agressivo investem em títulos indexados à inflação de médio e longo prazos e ao CDI, além de uma parcela em aplicações de renda variável (ações), investimentos estruturados e investimentos no exterior. O Moderado apresentou rentabilidade de 3,05% no ano e o Agressivo (com maior alocação em renda variável e títulos de longo prazo) teve retorno de -1,15%. Os índices que representam as classes de ativos em que esses perfis aplicam alcançaram os seguintes desempenhos: IMA-B5+ (títulos públicos com prazos superiores a 5 anos): -8,63%; IMA-B5 (títulos públicos com prazos de até 5 anos): 6,16%; CDI: 10,87%; Ibovespa (principal índice de ações): -10,36%; IHFA (índice que traz a média de retorno de fundos multimercado): 5,76%; e S&P500 (índice de ações EUA): 23,31%.
O perfil Agressivo Renda Fixa Longo Prazo investe uma parcela maior em títulos de renda fixa atrelados à inflação de longo prazo, além de uma parcela em CDI. O perfil teve retorno de -1,72% no ano. O IMA-B5+, que representa os títulos indexados à inflação de longo prazo, fechou o ano em -8,63%.
Apesar dos resultados de 2024, vale notar que, no longo prazo, as classes de ativos e consequentemente os perfis de investimentos conseguem gerar resultado real, isto é, acima da inflação, conforme indica o quadro abaixo.
Para uma análise mais detalhada do cenário econômico-financeiro em 2024 e do desempenho dos perfis, leia nosso Boletim de Investimentos e assista à live apresentada por Marcelo Pezzutto e Gustavo Araujo, diretor de Investimentos e Finanças, no dia 19 de dezembro.
Taxa de empréstimos
Comentários na questão “Estou satisfeito/a com as taxas de juros do Programa de Empréstimos”.
A análise da área
O Programa de Empréstimos é uma modalidade de investimentos na Visão Prev. Portanto, a rentabilidade gerada por meio das taxas de juros cobradas é alocada no saldo dos planos e perfis de investimentos de todos os participantes, mesmo dos que não possuem empréstimos.
Monitoramos continuamente o mercado financeiro para verificar o posicionamento de nosso Programa de Empréstimos e avaliar se nossas taxas de juros permanecem competitivas frente aos valores praticados. Oferecemos seis modalidades, com juros prefixados, que variam conforme o número de parcelas, descontadas diretamente no salário (para os ativos), no benefício (para os aposentados e beneficiários únicos) ou através de boleto bancário (para os autopatrocinados):
Modalidades
Prazos
Taxa de juros
a.m.
a.a.
Pré-Fixada I
De 03 a 12 parcelas
1,21%
15,53%
Pré-Fixada II
De 13 a 24 parcelas
1,44%
18,72%
Pré-Fixada III
De 25 a 36 parcelas
1,57%
20,56%
Pré-Fixada IV
De 37 a 48 parcelas
1,66%
21,84%
Pré-Fixada V
De 49 a 60 parcelas
1,73%
22,85%
Pré-Fixada VI
De 61 a 72 parcelas
1,81%
24,02%
Até mesmo nossa maior taxa de juros – de 1,81% ao mês ou 24,02% ao ano – é menor do que a média das principais instituições financeiras, conforme dados extraídos do site do Banco Central do Brasil, referentes ao mês de fevereiro de 2025, demonstrados abaixo:
Instituição
Taxa de juros
a.m.
a.a.
CAIXA ECONOMICA FEDERAL
2,27%
30,95%
BCO DO BRASIL S.A.
2,34%
32,01%
BCO SAFRA S.A.
2,40%
32,86%
ITAÚ UNIBANCO S.A.
2,94%
41,50%
BCO BRADESCO S.A.
2,99%
42,44%
BCO SANTANDER (BRASIL) S.A.
3,00%
42,57%
Aplicativo
Comentários na questão “Estou satisfeito/a com as informações fornecidas pelo aplicativo”.
A análise da área
Já há alguns anos, procuramos soluções tecnológicas que nos permitam aprimorar o desempenho de nosso aplicativo, mas é notória a deficiência em termos de sistemas para o mercado de previdência. Felizmente, 2025 deverá ser um marco na conclusão desse longo processo de busca de alternativas de sistemas mais amigáveis que nos permitam oferecer uma experiência diferenciada não apenas no aplicativo, mas também em nosso site. Estamos preparando um ambiente totalmente novo que deverá ser lançado em 2026, baseado em tecnologia de ponta desenvolvida sob medida para as nossas necessidades e demandas.
Enquanto isso, vale destacar que nosso aplicativo permite a consulta de Saldo/Extrato, Contribuição, Benefício, Rentabilidade, Dados Pessoais e Informe de Rendimentos/Contribuições. Ele possui também algumas funções transacionais que facilitam o dia a dia dos participantes: Alteração de Perfil, de Renda e de Contribuição*, realização de Contribuição Esporádica, Teste de Perfil de Investidor e Solicitação de Empréstimos.
* Durante os períodos de alteração (junho e dezembro) e na terceira troca de perfil, se desejada, lembrando que a alteração de perfil vai até dia 27 de cada mês.