Visão de Vida

Dicas para curtir a folia bem!

A+ A- Baixar
PDF

Seja você um folião animado, daqueles que vai no sambódromo, em bailes fechados e acompanha os blocos de rua ou aquele que prefere viajar e até ficar em casa descansando, separamos algumas dicas para aproveitar bem a maior festa popular do Brasil.

Vai pular igual pipoca?

Está com as vacinas em dia?

Previna-se contra o Covid-19, a Gripe Influenza e outras doenças estando com a carteirinha de vacinação em dia. Se possível, use máscaras.

Capriche na fantasia

Na hora de pensar no look do Carnaval use a imaginação, mas não se esqueça do conforto, principalmente nos pés que terão de aguentar muitas horas de festas.

Se beber, não dirija!

Todo mundo sabe que não pode dirigir se beber, pois além de ser ilegal é muito perigoso, mas vale sempre reforçar essa questão. E fique de olho para não exagerar.

Não se esqueça de se alimentar bem e intercalar a bebida alcoólica com muita água.

Guarde bem os seus pertences

Leve documento de identidade, carregador de celular, cartões, entre outros objetos em uma pochete ou doleira. Anote em um papel os números de emergência. Ah, não esqueça a camisinha!

Fique atento aos furtos

Muito cuidado em locais de grande aglomeração. Nada de celular no bolso de trás ou de vacilar com ele na mão. Evite sair com objetos de valor: relógios, correntes, anéis etc.

E se começar uma confusão, afaste-se imediatamente.

Se precisar, acione a polícia militar.

Folia de respeito não tem assédio!

Caso presencie algum tipo de assédio, ligue 180 e denuncie!

Vai meter o pé na estrada?

Faça um check-up no carro

Esteja com a manutenção e a documentação do carro em dia. Confira a data de validade da sua habilitação, a situação dos pneus, se está tudo ok com o seguro, se é preciso trocar o óleo etc.

Fuja do trânsito

É preciso ter muita atenção nas estradas, especialmente nos feriados prolongados no país, quando estão lotadas. Programe-se para sair e voltar fora dos horários de pico, pois assim você economiza combustível, a sua paciência e sobra mais tempo para a diversão.

Proteja-se do sol

A época do Carnaval no Brasil é verão. Portanto, use muito filtro solar a cada duas horas e abuse de bonés e chapéus, que podem até contribuir para deixar seu look mais estiloso.

De olho nas crianças

Em períodos de festas, com as praias, parques e outros locais muito cheios, as crianças perdem-se com facilidade. Coloque pulseiras de identificação em seus filhos e ensine-os desde cedo o seu nome completo, endereço e número de telefone, além de orientá-los a procurar ajuda da polícia militar, em caso de urgência.

Vai curtir do sofá?

Check-list de Carnaval. Por que não?

Anote todos os filmes e séries que deseja ver. Inclua também os horários dos desfiles das escolas de samba, se você gostar. Nestes dias você ainda pode organizar os armários, dar uma olhada nas finanças – reservar um tempo para pensar nos investimentos do futuro e concluir outras tarefas domésticas, mas não se esqueça de incluir tudinho neste cronograma, assim você gerencia melhor o seu tempo, evita ficar sobrecarregado ou mergulhar no sofá, deixando todo o resto pra lá.

Crie uma programação diferente

Nos dias que estiver de folga do trabalho, aproveite para conhecer os pontos turísticos da sua cidade, alguns podem ter entrada gratuita.

Leve a família para o parque ou visite locais que nunca foi antes, como um restaurante diferente, por exemplo.

Evite gastos desnecessários

Vários dias em casa também podem ser fatais para a fatura do cartão de crédito. É um tal de arruma uma tomada aqui, pinta uma parede ali, além das compras extras no supermercado e o delivery. Pior ainda são as compras on-line por impulso. Fique de olho!

Resgate o hábito da leitura

Você tem uma pilha de livros que não consegue ler? Separe o que mais chama a sua atenção, reserve um horário no feriadão e mergulhe no mundo mágico da leitura.

Invista em rituais de bem-estar

Se você anda sem tempo para se cuidar, o feriadão é uma excelente oportunidade.

Existem diversos canais no YouTube que ensinam máscaras faciais caseiras e oferecem uma infinidade de dicas. Você encontra também aulas gratuitas de yoga, Tai Chi Chuan, meditação, alongamento e o que mais estiver no seu interesse.

Descanse de verdade

Tente repor o sono atrasado, dormindo pelo menos oito horas por noite, alimente-se bem, se puder, faça exercícios. Brinque com os seus filhos, receba os amigos em casa, desfrute de verdade este merecido descanso.

fevereiro de 2023