A Visão Prev utiliza cookies para acompanhar os acessos e o comportamento dos usuários no site, melhorar a experiência de navegação e, eventualmente, para fins publicitários. Ao seguir navegando, você concorda com a utilização desses dados. Caso prefira, consulte nossa política de privacidade, clicando aqui
O que foi feito pela Visão Prev em 2023? Quais foram os projetos voltados à melhoria do atendimento e da comunicação? Como foi o desempenho dos investimentos? Foram muitos os desafios enfrentados? De que forma a entidade tem se preparado para assegurar a melhor governança em sua gestão cotidiana? Quais são as prioridades na capacitação dos colaboradores?
Todas essas perguntas – e muitas outras! – são respondidas no Relatório Anual da Visão Prev que foi publicado no dia 29 de abril em nosso site (clique aquipara acessar). A cada nova edição, o desafio é desenvolver um material cada vez mais transparente, objetivo, fácil de consultar e entender.
Para explicar a importância de conhecer o Relatório, conversamos com o conselheiro Milton Shigueo Takarada, representante eleito pelos participantes para o Conselho Fiscal 2023-2026, que está em seu terceiro mandato. Formado em Ciências Contábeis, Milton atuou na área de Contabilidade, Auditoria, Recursos Humanos e Controle Patrimonial. Ele, portanto, sabe bem o valor dessa prestação de contas para todos os stakeholders!
Qual a importância dessa prestação de contas anual?
Os Relatórios Anuais são essenciais para a transparência da gestão. Eles proporcionam maior visibilidade e confiança, além de auxiliar os investidores, clientes, empregados, fornecedores e a sociedade em geral na tomada de decisões com base nos dados divulgados. No caso das empresas de capital aberto, trata-se inclusive de uma obrigação legal.
Para uma entidade de previdência complementar como a Visão Prev, o Relatório permite que os participantes, patrocinadoras, colaboradores e outros stakeholders possam acompanhar a gestão e as principais atividades desenvolvidas ao longo do ano.
Como o senhor avalia a qualidade do Relatório Anual da Visão Prev?
É uma publicação muito esclarecedora, com linguagem simples e acessível, que realmente ajuda o participante a compreender o cenário econômico-financeiro no ano e as decisões que levaram às rentabilidades obtidas. Assim, é possível, por exemplo, comparar com o desempenho de outros investimentos e avaliar os retornos alcançados. Além disso, podemos acompanhar todas as atividades das diferentes áreas no período e verificar as metas e resultados da entidade. Temos assim uma noção mais efetiva da amplitude dos trabalhos executados pelas equipes.
Quais são os principais atributos do nosso Relatório?
O Relatório Anual da Visão Prev transmite segurança e credibilidade, principalmente nos itens “Processos Monitorados” e “Foco em ESG e compliance” que retratam as ações para identificar, controlar e prevenir riscos nos processos, bem como a atenção com os princípios de compliance e, a partir desta edição, também com os tópicos ESG (sociais, ambientais e de governança) nas análises e deliberações da entidade.
O senhor recomenda a leitura do Relatório aos participantes? Por quê?
Com certeza! O Relatório confirma o compromisso da Direção em se antecipar às dúvidas que possam surgir, facilitando a leitura e o entendimento. Ou seja, é um material atraente e informativo que mostra como estão cuidando dos recursos que poupamos e são (ou serão) essenciais para nossa qualidade de vida na aposentadoria.
Considero o tópico “Econômico e Financeiro” um dos mais relevantes, justamente por fornecer um panorama das ações e decisões ligadas aos investimentos no que tange à definição das Políticas, à escolha e acompanhamento dos gestores externos e às movimentações realizadas para evitar riscos e aproveitar as boas oportunidades.
Por fim, gostaria de destacar que achei muito oportuno a entidade passar a incluir as questões de ESG em suas iniciativas e como eixo orientador de seus projetos e metas, demonstrando sintonia com questões fundamentais para o nosso futuro.
Entre os Top 10
Na Pesquisa de Satisfação 2023, o Relatório Anual permaneceu entre os dez tópicos mais bem avaliados: 92,97% das respostas atribuíram notas entre 7 e 10 para a publicação que é o item mais bem avaliado entre as iniciativas de comunicação. Quer saber mais sobre os resultados da pesquisa? Então, clique aqui.
Milton Takarada, conselheiro fiscal eleito pelos participantes