Visão Educa

É recomendável investir em Renda Variável?

A+ A- Baixar
PDF

Como falar de investimentos de um jeito simples, sem termos técnicos que acabam por distanciar as pessoas? Esse foi o desafio que a Visão Prev se impôs ao elaborar a série Descomplicando o Mundo dos Investimentos, veiculada em seu canal no YouTube.

A ideia foi partir das principais dúvidas dos participantes sobre o tema e desenvolver uma abordagem leve e acessível ao longo de cinco episódios. Nessa matéria, vamos mostrar um pouco do que você encontra no terceiro deles que entrou no ar no dia 26 de março e tem foco na Renda Variável. Confira:

Por que falar de Renda Variável

“Aprender sobre Renda Variável e compreender seus riscos é fundamental para avaliar se ela faz sentido dentro da estratégia financeira de cada pessoa. Isso porque esse tipo de investimento exige visão de longo prazo, já que está sujeito a variações expressivas no decorrer do tempo”, alerta o criador da série Gustavo Silva, analista de Relacionamento da Visão Prev. “Como uma parcela significativa de nossos perfis Moderado e Agressivo possui investimentos em Renda Variável, é bom entender o impacto que esse segmento possui no grau de risco desses perfis.”

Sem garantia de retorno

Diferentemente da Renda Fixa (clique aqui para ver o vídeo), nesse mercado não há nenhuma garantia de desempenho do investimento. O resultado depende de fatores como o mercado, a economia e a gestão do negócio.

Na Renda Variável, você se torna sócio de uma companhia. Para isso, uma empresa de capital aberto registrada na Bolsa de Valores emite ações (que são como pequenas parcelas de seu negócio) para captar recursos visando expandir sua atuação, adquirir novos equipamentos, modernizar sua estrutura… enfim, para crescer.

Mais riscos envolvidos

Como o sucesso do investimento feito pela empresa está sujeito a muitos aspectos, investir em Renda Variável é assumir os riscos e as oportunidades do negócio. Pode haver ganhos significativos, mas também podem ocorrer períodos com rentabilidades negativas. Por isso, é essencial adotar uma visão de longo prazo, pensando que o retorno pode compensar flutuações momentâneas.

Uma característica que atrai muitos investidores para esse mercado é a possibilidade de receber dividendos – ou seja, parte dos lucros distribuídos pelas empresas aos seus acionistas. Quanto mais ações o investidor possui, maior tende a ser esse resultado.

Mas as oscilações nos ganhos exigem um forte planejamento. Conhecer as particularidades da Renda Variável ajuda a definir uma estratégia mais adequada, decidir quanto de seu patrimônio pode ser direcionado para o segmento e, principalmente, avaliar se esse tipo de investimento realmente faz sentido para seus objetivos e sua tolerância a riscos.

O Ibovespa

Na Renda Variável, o principal índice é o Ibovespa que reflete o desempenho das empresas mais negociadas no mercado brasileiro. Criado em 1968, ele reúne mais de 400 companhias, com pesos proporcionais ao volume negociado por cada uma. O Ibovespa é marcado por variações que dependem do desempenho das empresas que compõem o índice e de fatores externos, como a economia global e internos, relacionados a questões econômicas e políticas do país.

Que tal conferir o conteúdo completo desse episódio?

É só clicar aqui e assistir ao vídeo que foi feito para você!

julho de 2025