Acontece na Visão

Relatório Anual: um balanço de tudo que fizemos em 2021

A+ A- Baixar
PDF

Na Pesquisa de Satisfação 2021, respondida pelos participantes de todos os planos, o Relatório Anual da Visão Prev aparece entre as 10 melhores notas obtidas no levantamento (clique aqui). O mesmo já tinha ocorrido em 2020! Sem dúvida, estar entre os “Top 10” da entidade é um reconhecimento muito importante do intenso trabalho de síntese que representa a elaboração desse balanço anual.

Além dos números e da prestação de contas sobre a gestão financeira da Visão Prev e seus planos, o Relatório oferece um resumo detalhado de tudo que foi feito pelos times da entidade no ano anterior. Ele é, portanto, o resultado de um grande esforço para avaliar, refletir, resumir, detalhar, comparar e descrever.

O Relatório Anual atende também a uma exigência legal do segmento: todas as entidades devem divulgar, até o final de abril, o balanço relativo ao exercício anterior (de 1º de janeiro a 31 de dezembro), segundo padrões específicos, visando assegurar transparência e acesso à gestão, de forma simples e direta. A Visão Prev procura sempre ir além das demandas legais, elaborando um material a cada ano mais atraente, interessante e fácil de entender.

Como acessar?

O Relatório Anual tem uma plataforma própria, criada especialmente para sua divulgação. Ele está disponível no site da Visão Prev (Sobre a Visão Prev > Relatório Anual Online).  

Se quiser, você pode também acompanhar as edições anteriores por aqui.

Para saber mais sobre a Visão Prev

Conversamos com o presidente da Visão Prev, Marcelo Pezzutto, sobre a importância do Relatório Anual. Veja o que ele nos disse:

Por que o participante deve ler o Relatório?

No Relatório Anual, estão todas as informações consolidadas da Visão Prev. Como a relação do participante com a previdência deve ser de longo prazo, é fundamental conhecer, em detalhes, todos os temas que envolvem a entidade na qual ele faz seus investimentos e de onde receberá seus benefícios no futuro. Trabalhamos para elaborar nosso Relatório com linguagem simples, evitando termos técnicos ou de difícil compreensão, e utilizamos muitos elementos visuais, como gráficos e tabelas, que ajudam no entendimento do que é apresentado.

Que parte você considera mais interessante?

Como os temas são variados e muito relevantes, é difícil recomendar apenas um assunto. Minha sugestão é começar pelos tópicos que atraem mais sua atenção. Por exemplo: alguns participantes preferem saber mais sobre gestão e governança; outros gostam das questões econômico-financeiras ou das ações de comunicação e relacionamento. O importante é ler esse material que preparamos com tanto cuidado e que, com certeza, demonstra por que o participante pode confiar na solidez e no profissionalismo da Visão Prev. E tem mais: caso a leitura desperte alguma dúvida ou sugestão, é só entrar em contato conosco por meio de nossos canais de atendimento.

O que você encontra por lá

O Relatório é dividido em áreas específicas que facilitam a navegação – e, portanto, a compreensão dos temas. 

No menu superior

  • Mensagem do presidente do Conselho Deliberativo
  • Mensagem do presidente da Visão Prev

       Aqui você confere a análise dos dois dirigentes sobre os desafios enfrentados pela entidade ao longo do ano, suas conquistas, metas atingidas e focos para o próximo período.

 

  • Institucional

       > As diretrizes da entidade (Missão, Visão e Valores) para realizar suas atividades.

       > A composição dos órgãos de gestão: Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

 

  • Resumo Executivo

       As principais informações do Relatório selecionadas e resumidas para você.

No menu central

  • Gestão e Governança

      As estratégias e diretrizes de atuação da Visão Prev e o que foi feito em 2021  para aprimorar a estrutura da entidade, suas práticas de gestão, qualidade,          governança e compliance.

 

  • Econômico e Financeiro

      O cenário macroeconômico durante o ano, as decisões e movimentações para lidar com as dificuldades e aproveitar as oportunidades apresentadas, as rentabilidades obtidas e indicadores de desempenho.

 

  • Comunicação e Relacionamento

       As iniciativas da Visão Prev para melhorar a comunicação e estar ainda mais próxima dos participantes para atender às suas necessidades.

No menu inferior

Demonstrações Financeiras Consolidadas

  • Glossário

Uma breve explicação dos termos e documentos do Relatório.

 

  • Balanço Patrimonial

Exibe a posição do patrimônio da Visão Prev no dia 31 de dezembro, em comparação com o resultado do ano anterior. É composto pelo Ativo (conjunto de bens, direitos e aplicações de recursos) e pelo Passivo (obrigações da entidade).

 

  • Demonstração da Mutação do Patrimônio Social (DMPS)

Indica o que levou à variação do patrimônio da Visão Prev (aumento ou redução) em relação ao ano anterior. Para isso, aponta as Adições (entrada de recursos via contribuições ou rentabilidade dos investimentos, por exemplo) e Destinações (saída de recursos via pagamento de benefícios e despesas administrativas, entre outras).

 

  • Demonstração do Plano de Gestão Administrativa (DPGA)

Divulga as receitas, despesas e contingências, demonstrando todas as variáveis que influenciaram o resultado final do Fundo Administrativo, em comparação com o ano anterior.

 

  • Notas Explicativas

Descrevem a evolução dos planos administrados pela Visão Prev e, além de resumir as principais práticas contábeis utilizadas, indicam os critérios usados na apropriação das entradas e saídas e na análise dos elementos patrimoniais.

 

  • Parecer do Conselho Fiscal e Manifestação do Conselho Deliberativo

Contém o Parecer do Conselho Fiscal que apresenta sua avaliação das Demonstrações Financeiras para posterior Manifestação do Conselho Deliberativo, tomando ciência para aprovação do conteúdo apresentado.

 

  • Parecer do Auditor Independente

Nesse documento, o auditor independente emite sua análise formal, de modo claro e objetivo, sobre as demonstrações contábeis.

 

  • Demonstrações de Investimentos

Detalham a distribuição dos investimentos por segmento (renda fixa, renda variável, investimentos imobiliários, empréstimos e financiamentos, investimentos estruturados e no exterior), a rentabilidade dos perfis e dos planos e o resultado por segmento, entre outras informações.

 

  • Rentabilidade

Demonstrativo da rentabilidade líquida e bruta dos planos, com e sem opção de perfis de investimentos, além de índices comparativos (benchmarks).

 

  • Situação Atuarial

Análise das hipóteses econômicas, financeiras, biométricas e demográficas dos planos.

Demonstrações Financeiras por Plano:

Contêm informações e balanços específicos de cada plano e seu Parecer Atuarial (estudo de dados estatísticos, financeiros e normas regulamentares, entre outros, para analisar a saúde financeira do plano e determinar o valor de seu custeio no ano seguinte).

abril de 2022