Visão de Vida

Qual a importância da vitamina C para sua saúde?

A+ A- Baixar
PDF

Entenda os benefícios de uma ingestão adequada.

Entre os meses de junho e setembro é muito comum ver pessoas indo à farmácia com a intenção de comprar vitamina C, como forma de “prevenir” um possível resfriado. No entanto, não é exatamente essa a função dela. Ainda que seja um poderoso antioxidante, ela não impede o adoecimento, porém, pode ajudar na produção de anticorpos, o que permite diminuir a gravidade e consistência do estado gripal.

O ácido ascórbico – nome científico da Vitamina C – possui uma vasta listagem de efeitos com grande importância para o corpo humano, como a formação do tecido ósseo e cartilaginoso, ações bioquímicas, produção de colágeno combatendo o envelhecimento, além de evitar anemia, melhorar a absorção de ferro no corpo e combater o estresse.

Apesar dos benefícios, nosso organismo não consegue produzir a vitamina C sozinho, sendo necessário consumir uma quantidade específica para manter a saúde em dia.

As maiores fontes de vitamina C em alimentos são frutas como laranjas, tangerinas, acerolas, tomate etc. e hortaliças como alface, cenoura, chicória, couve, couve-flor, repolho etc. A quantidade de ingestão depende do gênero e idade.

Confira a tabela disponibilizada pelo Institute of Medicine:

Subsídios Alimentares Recomendados (RDAs) para Vitamina C

Idade Homem Mulher Gestantes Lactantes
0-6 meses 40mg* 40mg*
7 – 12 meses 50mg* 50mg*
1 – 3 anos 15mgs 15 mgs
4 – 8 anos 25 mgs 25 mgs
9 -13 anos 45 mgs 45 mgs
14 – 18 anos 75mgs 65 mgs 80 mgs 115 mgs
+ 19 anos 90 mgs 75 mgs 85 mgs 120 mgs
Fumantes + 35 mg/dia em relação à sua ingestão recomendada
*Ingestão recomendada

Existem alguns grupos de risco que devem se atentar ainda mais na ingestão adequada da vitamina, para não gerar males ao corpo.

São eles:

  • Fumantes e “fumantes” passivos;
  • Bebês alimentados com leite evaporado ou cozido de vaca;
  • Indivíduos com baixa variedade alimentar;
  • Indivíduos com doenças crônicas.

A falta da vitamina C no organismo pode gerar algumas complicações como escorbuto. Em sua fase inicial, esta doença apresenta sintomas inespecíficos como fadiga, mal-estar e sonolência excessiva, podendo evoluir para uma anemia, sangramento de mucosas, dores musculares e ósseas. Após alguns meses, também podem ocorrer manifestações hemorrágicas (sangramento), inchaço causado por acúmulo de líquidos, irritabilidade e depressão.

Vitamina C e a prevenção da Covid 19

Apesar de trabalhos científicos sobre o tratamento ou prevenção da Covid-19 demonstrarem que o uso dessa vitamina não altera a gravidade da doença ou a previna, seja via oral por alimentos ou endovenosa, todos queremos ter uma saúde e imunidade reforçadas. Assim, o benefício mais relevante da vitamina C – seja com a covid ou outra doença – continua sendo o aumento da imunidade no organismo, pois ajuda na produção glóbulos brancos, as principais células do sistema imunológico.

Então, não se esqueça: reforce a ingestão de vitamina C!

junho de 2022