A Visão Prev utiliza cookies para acompanhar os acessos e o comportamento dos usuários no site, melhorar a experiência de navegação e, eventualmente, para fins publicitários. Ao seguir navegando, você concorda com a utilização desses dados. Caso prefira, consulte nossa política de privacidade, clicando aqui
O final do ano está chegando e você precisa avaliar se está aproveitando ao máximo o benefício fiscal do seu plano. Antes que seja tarde demais! Sim, porque as Contribuições Esporádicas têm que ser feitas até o dia 23 de dezembro para serem consideradas no ano fiscal de 2021. Mas o que é isso? Vamos explicar!
O que é o benefício fiscal?
Quem investe em previdência complementar (como nos planos Mais Visão, Visão Telefônica e Visão Multi) conta com um benefício fiscal superinteressante e que você não pode perder!
Todas as contribuições feitas para o plano podem ser deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda, até o limite de 12% do total dos rendimentos tributáveis recebidos no ano como salário ou pró-labore, ganhos com aluguéis e pensão judicial.
Esses valores são informados à Receita Federal na Declaração de Ajuste Anual do IR (para quem usa o modelo completo) no ano seguinte, o que pode reduzir o imposto a ser pago ou aumentar as possibilidades de restituição.
Ou seja, economizar não significa apenas cortar despesas. Significa também aproveitar boas oportunidades de poupar seu dinheiro e o benefício fiscal, com certeza, é uma delas!
Como descobrir?
A Visão Prev desenvolveu um Simulador de Incentivo Fiscal, disponível na área aberta do site, em Para Você > Simuladores > (escolher o simulador de acordo com plano e status) > Opções de Contribuição > Calculadora Avançada de Incentivo Fiscal. Basta você preencher as informações solicitadas para saber, na hora, qual é o seu percentual de uso do benefício*.
A própria ferramenta já indica qual o valor necessário para que você aproveite totalmente o incentivo (12% dos rendimentos tributáveis). Veja:
*A avaliação considera apenas os dados informados e seus planos na Visão Prev.
O que fazer?
Se você ainda tem uma brecha para o uso total do benefício fiscal, a Contribuição Esporádica (para ativos e autopatrocinados) é uma ótima alternativa. O mesmo vale para os Aportes (para os BPDs e os assistidos).
Essa opção permite que você direcione recursos para o plano com a frequência e o valor que quiser*, via boleto ou PIX (por meio de QR Code) gerados diretamente no site ou no aplicativo da Visão Prev.
* No Mais Visão, o valor deve ser superior a 1 URP (atualmente, R$ 108,99).
* Para os assistidos, o valor do Aporte deve ser superior a um salário mínimo
* Quantias acima de R$ 50 mil devem ter sua origem justificada
Lembre-se!
Com um bom planejamento tributário, você pode pagar menos Imposto de Renda ou aumentar sua restituição, ao mesmo tempo em que reforça sua reserva para a aposentadoria ou para realizar seus projetos de vida (no caso do Mais Visão).
É muito simples fazer Contribuições Esporádicas ou Aportes para o seu plano! Quer saber como? Então, clique aqui.