Acontece na Visão

Pesquisa aponta índice geral de satisfação de 93,92%!

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Compartilhar ideias, opiniões, pontos de vista, avaliar o que vem sendo feito, desenvolver novas propostas, corrigir rotas, propor melhorias. Esses são apenas alguns dos objetivos da Pesquisa de Satisfação que a Visão Prev realiza anualmente junto aos seus participantes desde 2007.

Os resultados da edição 2022 já foram consolidados e, como é tradição, estão sendo divulgados no nosso Blog para que todos conheçam e acompanhem as análises de modo imparcial e transparente. “Esse retorno sempre gera muita curiosidade na equipe, pois queremos saber como nossos esforços foram percebidos e avaliados pelos participantes. Sobretudo em um ano como 2022 que, infelizmente, nos trouxe novamente grandes desafios, principalmente no cenário econômico interno e externo”, avalia Marcelo Pezzutto, presidente da Visão Prev. “Foi, portanto, muito estimulante receber um feedback tão positivo, a começar pelo índice geral de satisfação que atingiu a marca de 93,92%. Isso representa um aumento de 4 pontos percentuais em relação a 2021 (89,82%).”

Sem dúvida, esses números incentivam ainda mais o time da entidade a pensar em novas formas de sensibilizar os participantes para o valor da previdência complementar e criar novos programas, produtos e serviços.

Vamos aos resultados?

Como foi feita a pesquisa

A pesquisa é feita por um instituto independente contratado pela Visão Prev, o que assegura sua total confidencialidade. Um questionário foi enviado por e-mail a todos os participantes, com perguntas que podiam ser respondidas online no período de 28 de novembro a 15 de dezembro. Foram recebidos 1.153 retornos de ativos, assistidos, autopatrocinados e BPDs dos 5 planos (Visão Telefônica, Visão Multi, Mais Visão, PreVisão e Telefônica BD) que avaliaram itens como confiança, gestão dos investimentos, empréstimos, atendimento e comunicação, entre outros. O índice de satisfação considera a soma das notas de 7 a 10.

Recorde de elogios

No final da pesquisa, o participante pode, se quiser, deixar um comentário. Esses conteúdos são classificados em 3 categorias: elogios, sugestões ou críticas. Na última pesquisa, houve um aumento de 5 pontos percentuais nos elogios e queda de 9 pontos percentuais nas críticas. J

Confira o histórico:

Em 2022, foram 473 comentários, sendo 57% Elogios, 32% Sugestões e 11% Críticas

Em 2021, foram 445 comentários, sendo 52% Elogios, 28% Sugestões e 20% Críticas 

Em 2020, foram 434 comentários, sendo 37% Elogios, 46% Sugestões e 17% Críticas

Em 2019, foram 401 comentários, sendo 41% Elogios, 45% Sugestões e 14% Críticas

Os Top 10

Dos 10 itens que receberam as melhores avaliações, novamente 3 são relativos à “Confiança”, reforçando um aspecto essencial no relacionamento da entidade com os participantes. Vale destacar que todos os índices foram superiores ao ano anterior.

Os 10 melhoresÍndice de Satisfação
Gestão dos investimentos (exceto rentabilidade)*100%
Facilidade para encontrar e utilizar o Simulador de Empréstimos96,12%
Confiança nas empresas do Grupo Telefônica patrocinadoras dos planos95,68%
Prazo para a liberação do crédito do empréstimo95,24%
Confiança nas informações passadas pela Visão Prev94,83%
Satisfação geral com a Visão Prev93,92%
Confiança nos dirigentes da Visão Prev93,71%
Site93,70%
Atendimento93,46%
Relatório Anual online92,92%
* Somente plano PreVisão

As avaliações por tema

A pesquisa avaliou as respostas dos participantes para mais de 30 itens – confira, a seguir, os resultados consolidados de cada tema. A partir da divulgação dos resultados, as equipes já estão analisando todos os dados em profundidade para pensar nas novidades e melhorias!  

  • Satisfação geral
  • Regulamento e regras do plano

  • Confiança nas instituições e informações

Confiança nos dirigentes da Visão Prev

Confiança nas empresas do Grupo Telefônica patrocinadoras dos planos*

* Exceto participantes do plano Mais Visão

Confiança nas informações passadas pela Visão Prev

  • Investimentos dos planos

Rentabilidade*

* Apenas para os planos Visão Multi, Visão Telefônica e Mais Visão. Para o PreVisão, esse índice é de 88,24%.

Perfis de investimentos*

* Apenas para os planos Visão Multi, Visão Telefônica e Mais Visão.

Gestão dos investimentos

* Apenas para os planos Visão Multi, Visão Telefônica e Mais Visão. Para o PreVisão, esse índice é de 100%.
  • Comunicação
 
  2022 2021 2020 2019
Site 93,70% 92,22% 94,42% 92,31%
Relatório Anual online 92,92% 90,30% 93,70% 87,90%
Boletim de Investimentos 92,71% 89,14% 92,37% 87,14%
E-mail 92,77% 92,14% 93,59% 90,86%
SMS 90,69% 88,27% 90,02% 86,26%
Workplace 88,34% 85,76% 90,56%
Blog 87,93% 84,11%
YouTube 86,95% 80,17% 86,32%  
Aplicativo 87,08% 83,99% 88,00% 81,26%
Facebook 86,03% 80,66% 87,17% 78,17%
Instagram 85,92% 79,65% 83,83%
LinkedIn 85,67% 76,01% 82,34%
  • Atendimento
 2022202120202019
E-mail92,12%89,38%92,72%88,46%
Telefone92,09%89,08%92,84%90,35%
WhatsApp89,81%84,66%91,13%81,97%
Atendimento personalizado*88,59%84,45%93,52%88,28%
Chat86,76%83,98%86,35%83,22%
* Por videochamada
  • Empréstimo
  2022 2021 2020 2019
Conhecimento do programa* 66,61% 70,58% 72,13% 68,43%
Taxas de juros*2 83,09% 79,95% 84,50% 77,85%
Formato e regras gerais*2 84,82% 82,47% 86,04% 85,92%
Facilidade para achar e utilizar o Simulador*3 96,12% 92,19% 93,84% 95,24%
Prazo para liberação do crédito*3 95,24% 91,82% 94,57% 95,22%
* Apenas elegíveis ao programa / *2 Apenas quem conhece o programa / *3 Apenas quem contratou empréstimo

Recomendação em alta

A pesquisa mediu também o NPS da entidade a partir da pergunta Utilizando uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar a Visão Prev para um amigo?”. O NPS (sigla, em inglês, de Net Promoter Score) é uma métrica usada para avaliar a fidelidade dos clientes – ou no caso da Visão Prev, dos seus participantes.

Houve um crescimento de mais de 14 pontos percentuais em relação a 2021, o que reforça a satisfação dos participantes que são predominantemente promotores da Visão Prev: 51,81% apontaram a probabilidade 9 e 10 de indicação da entidade!

fevereiro de 2023