Acontece na Visão

O que você encontra no relatório anual

A+ A- Baixar
PDF

Muito mais do que uma exigência legal, o Relatório Anual é, para as equipes da Visão Prev, uma grande oportunidade para refletir sobre os projetos, metas, resultados, dificuldades e conquistas do último período. Isso é ainda mais verdadeiro em relação à edição de 2020, um ano que exigiu grandes esforços para manter a entidade em pleno funcionamento, mesmo com o trabalho em home office, para acolher e atender as principais necessidades dos participantes, para identificar as melhores opções em um mercado financeiro muito conturbado e para continuar surpreendendo como no lançamento do plano Mais Visão, em setembro.

No Relatório Anual, você pode conferir as iniciativas e os resultados do ano, bem como o balanço patrimonial e todos os dados contábeis e financeiros.


No menu superior, estão as mensagens do Conselho Deliberativo e da Presidência, as informações institucionais, as demonstrações financeiras e o Resumo Executivo. No centro, a apresentação das realizações das áreas está dividida em três pilares: Gestão e Governança, Econômico e Financeiro e Comunicação e Relacionamento. Os textos são escritos em linguagem direta e simples para atrair o interesse dos leitores (você, por exemplo!) e facilitar o entendimento. Por fim, no menu inferior, são divulgadas as demonstrações financeiras consolidadas e divididas por plano (em formato pdf, os documentos podem ser baixados, impressos ou lidos online), além de um glossário com os principais termos usados.


Mas, afinal, por que ler o Relatório Anual? O que você encontra nesse material? Como ele é elaborado? O Mirante entrevistou os três diretores da Visão Prev – Paulina, Guilherme e Gustavo – que explicaram a importância de acompanhar esse balanço. Veja:

Paulina Ferreira Pantalião

Diretora de Previdência

Guilherme Bittencourt Ramos de Oliveira

Diretor de Administração e Controle

Gustavo de Castro Araujo

Diretos de Investimentos

Por que o Relatório Anual é um material importante?

Paulina – Quando falamos em previdência privada, estamos tratando de um relacionamento de longo prazo que requer confiança. E a confiança vem pelo conhecimento. O Relatório contribui muito para o participante conhecer mais a Visão Prev, sua gestão, seus Valores e os acontecimentos do ano que impactaram o seu plano. Acompanhar o Relatório Anual é uma das formas de fazer a gestão do seu patrimônio que está na Visão Prev.

Guilherme – É superimportante para que o participante entenda a gestão da entidade, seus resultados e suas ações. De forma interativa e com fácil navegação, o participante amplia sua visão para além dos horizontes do que frequentemente é divulgado. O Relatório reforça o comprometimento que temos com nossos propósitos (Missão, Visão e Valores) ao apresentar com transparência todas as informações institucionais, as iniciativas realizadas e, sobretudo, os resultados obtidos no exercício anterior.
Gustavo – Fundamentalmente, todos os times da Visão Prev trabalham na elaboração do Relatório. Nele, procuramos mostrar com muita clareza os principais fatos, impactos e novidades para os participantes, consolidando uma série de informações relevantes que estão presentes em nosso cotidiano ou foram divulgadas espaçadamente ao longo do ano em comunicados e lives.

Que tipo de informação os participantes encontram das áreas sob sua gestão?

Paulina – São informações sobre as ações de comunicação e relacionamento da Visão Prev com os participantes, as melhorias nos processos de arrecadação das contribuições e pagamento de benefícios e na correta manutenção do cadastro de nossos participantes, entre várias outras.

Guilherme – São muitas, mas podemos destacar brevemente as demonstrações financeiras feitas pela Contabilidade e validadas por auditores externos, a gestão orçamentária, processual (ISO 9001) e acompanhamento dos riscos, as tratativas da Ouvidoria e respectivas ações de Qualidade na perspectiva do participante, a condução do PCN (Plano de Continuidade de Negócios), a gestão da infraestrutura sistêmica e a conquista da certificação de segurança da informação ISO 27001.

Gustavo – Apresentamos um apanhado dos eventos que mais impactaram os investimentos, nossa Política, os principais movimentos dentro da gestão, a rentabilidade dos perfis e um balanço detalhado de nosso Programa de Empréstimos, enfatizando as ações para apoiar os participantes em um ano tão difícil.

Por onde começar a ler o relatório?

Paulina – Pelas mensagens do Conselho Deliberativo e da Presidência porque elas contextualizam os acontecimentos do ano e o foco das ações da Visão Prev, facilitando o entendimento das demais seções.

Guilherme – Particularmente, prefiro começar pelas mensagens do Conselho Deliberativo e da Presidência. Não apenas por ser um bom incentivo para a navegação pelo restante do conteúdo, mas pela síntese apresentada que nos dá indicações dos fatos e temas mais relevantes.

Gustavo – Acho que vale iniciar pelo Resumo Executivo, onde temos um overview dos pontos de maior destaque. Na sequência, o participante pode se aprofundar nas seções que achar mais interessantes ou pelas quais tenha mais curiosidade.

Que parte você considera imperdível?

Paulina – O Resumo Executivo mostra a entidade em números, o que é muito importante para o participante, pois dá a dimensão da Visão Prev e reforça sua solidez.

Guilherme – Sou suspeito, pois tenho grande interesse em olhar os números: demonstrações financeiras, demonstrativos de investimentos, indicadores, cenário econômico e financeiro… Eu me interesso também pela parte de gestão e governança, pois é possível observar as ações de melhoria promovidas e entender a evolução que a Visão Prev conquista a cada ano.

Gustavo – A Gestão dos Ativos, Perfis e Políticas de Investimentos: são seções em que exibimos os principais movimentos realizados, com as respectivas explicações, e os resultados do ano, o que certamente é relevante para todos os participantes.
julho de 2021