Visão de Vida

O que é ser voluntário?

A+ A- Baixar
PDF

Segundo definição da Organização das Nações Unidas (ONU), “voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos…”.

Em estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário como ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade; doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional.

Mais do que qualquer definição, sabe aquele sentimento que invade o peito quando agimos em prol de algo maior do que nós mesmos? Isso é um ato de voluntariado!

Quando nos referimos ao voluntário, alguns comportamentos como engajamento, participação e consciência são importantes, afinal, apesar de ser algo que fazemos sem remuneração, a responsabilidade e entrega é grande. Entender o grau de comprometimento que cada voluntariado exige também é uma ótima forma de se adequar. Algumas ações são mais permanentes enquanto outras esporádicas, algumas implicam em mais compromissos ou são pontuais, enquanto outras podem até levar a uma “profissionalização voluntária”.

Altruísmo e solidariedade são valores morais também muito presentes identificados como virtude de quem se dispõe a exercer esse trabalho. Sob um ponto de vista religioso, acredita-se que a prática do bem salva a alma; numa perspectiva social e política, a prática de tais valores garante a manutenção da ordem social e pelo progresso da sociedade. Porém, não se deve esquecer o potencial transformador que essas atitudes representam para o crescimento interior do próprio indivíduo.

Além disso, colaborar com outras pessoas pode render diversos aprendizados, desenvolver habilidades novas e, ainda, possibilitar a imersão em outras culturas. Isso sem mencionar a possibilidade de crescimento profissional e pessoal e expansão de rede de contatos.

O trabalho voluntário também pode ser uma maneira muito enriquecedora de conseguir uma primeira oportunidade de emprego, mesmo sem experiência prévia. Isso porque durante o voluntariado, você pode desenvolver competências e habilidades valiosas para o mercado, como por exemplo: comunicação  e resolução de problemas.

Dados de uma pesquisa da Charity Aid Foundation, por exemplo, mostram que 1 a cada 5 pessoas fizeram parte de algum voluntariado no fim da última década. Veja os 3 tipos de voluntariado mais comuns exercidos:

1. Animais e Meio Ambiente

Um dos trabalhos voluntários mais comuns está associado ao cuidado com a natureza – que engloba iniciativas ligadas aos animais e ao meio ambiente.

Por meio de projetos em instituições dentro e fora do Brasil, é possível emprestar um tempo de nossas vidas para ajudar a preservar florestas, evitar o desaparecimento de espécies ameaçadas ou quem sabe até reabilitar bichinhos maltratados e abandonados.

2. Esportes

Em muitas cidades, projetos esportivos que ajudam jovens em diversas dimensões da vida precisam de braços para ensinar, planejar, administrar e cuidar. Muitas vezes, são voluntários nessa área que permitem a inserção de crianças, adolescentes e adultos à vida em sociedade.

Além de ajudar a melhorar a saúde das pessoas, projetos esportivos também ensinam valores humanos e sociais que são levados para toda a vida. Pode ser importante para pessoas em busca de autoconhecimento.

3. Cultura e Educação

Se você gosta de ensinar pessoas ou apoiar projetos educativos e culturais, também há projetos e Organizações Não Governamentais (ONGs) que propiciam experiências de voluntariado. Sem falar do turismo social, que conecta o trabalho voluntário à experiência de conhecer uma nova cultura e novos costumes. No Brasil, existem projetos que selecionam, auxiliam e levam pessoas para outras partes do mundo em posições de grande impacto na vida das pessoas.

A Fundação Telefônica Vivo atua neste âmbito. Há 23 anos no Brasil, é uma das responsáveis pela esfera social no conceito ESG* da Vivo, alinhada ao propósito da companhia e confiante que a digitalização do Brasil é um importante facilitador para uma sociedade mais justa, humana e inclusiva. Nesse sentido, sua atuação está em apoiar a “digitalização da educação pública”, voltada para o desenvolvimento das competências digitais de educadores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Além disso, a instituição trabalha fortemente o voluntariado corporativo, realizando anualmente o Dia dos Voluntários, um projeto global que envolve os colaboradores de todas as empresas do Grupo Telefônica – incluindo a Visão Prev, mobilizando esforços e atuando em ações solidárias que se concretizam em um único dia no mês de outubro, após terem sido preparadas ao longo de todo o ano.

Confira aqui como foi o Dia dos Voluntários do Grupo Telefônica em 2022!

dezembro de 2022