Acontece na Visão

Nova estrutura garante mais agilidade e fluidez à Visão Prev

A+ A- Baixar
PDF

No dicionário, estrutura é sinônimo de organização, disposição e ordem dos elementos essenciais que compõem um corpo. É bem assim que funciona a estrutura no mundo corporativo: o modo como uma empresa está dividida é fundamental para se buscar a melhor relação e interface entre todas as áreas e seus profissionais.

Mas o mundo muda, surgem novos desafios, paradigmas e propostas que podem – e devem – levar à revisão periódica da forma como uma empresa está estruturada. Pois foi isso que aconteceu com a Visão Prev: ao longo de 2022, sua organização foi reavaliada para se adequar ainda melhor às novidades no setor, no país e nos modelos existentes.

“A última mudança na estrutura organizacional da entidade ocorreu em setembro de 2015. Depois de 7 anos, o Conselho Deliberativo aprovou, em nossa reunião de setembro, a revisão organizacional da Visão Prev. A nova estrutura permite uma distribuição melhor das atividades entre diretores e gerentes, possibilitando maior fluidez no processo decisório”, explica Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira, presidente do Conselho.

O que mudou

Foram criadas duas Gerências: Investimentos (responsável pelas atividades de Investimentos, Empréstimos e Tesouraria) e Seguridade (responsável pelas atividades Cadastro, Atuarial, Benefícios e Arrecadação). Além disso, em vez de 3, existem agora 2 Diretorias.

A Diretoria de Investimentos passou a ser Diretoria de Investimentos e Finanças, assumindo as operações de Controle de Gestão, Administrativo, Contabilidade e Tributário, incluindo também a recém-criada Gerência de Investimentos. A Diretoria de Previdência passou a ser Diretoria de Previdência e Relacionamento, respondendo pelas operações de Relacionamento, Comunicação, Marketing, TI e Experiência do Cliente, abrangendo também a recém-criada Gerência de Seguridade. As atividades de RH e Riscos passaram a ficar subordinadas à Presidência.

“A nova estrutura organizacional está vigorando desde 1º de novembro de 2022”, destaca Marcelo Pezzutto, presidente da entidade. “Entre outros ganhos, ela propicia tomadas de decisão mais ágeis, trocas mais eficientes, maior oportunidade de carreira para nossos colaboradores, além de liberar os diretores para a discussão de temas mais estratégicos.”

Veja no organograma como ficaram as relações entre as diferentes áreas:

Os novos gerentes

Ana Paula Prinet, gerente de Seguridade

“Sou formada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. Comecei a trabalhar com previdência complementar em 1999 em uma grande consultoria, onde fiquei por aproximadamente 12 anos, administrando planos de previdência de empresas de médio e grande porte. Posteriormente, atuei em uma entidade de previdência complementar na administração de seu plano e atendimento aos participantes.

Entrei na Visão Prev em 2012 como analista sênior na área de Seguridade. Nesses anos, vivenciei vários projetos desafiadores como a implantação do plano Mais Visão, alterações de Regulamentos, automatização de processos como solicitação de saque adicional, alteração de renda e institutos online, entre outros.

Com as mudanças que vêm ocorrendo na legislação que regulamenta as entidades, sinto que o maior desafio é adequar nossos processos com agilidade, mantendo o foco na qualidade dos serviços prestados aos nossos participantes e buscando sempre a melhoria contínua de tudo o que fazemos.”

Alex Canuto da Silva, gerente de Investimentos

“Sou formado em Economia com especialização no Programa Avançado de Finanças do Insper. Tenho mais de 10 anos de experiência em Finanças e em fundos de pensão. Já atuei em empresas multinacionais e nacionais. Entre elas, trabalhei por 7 anos na área de Finanças e nos fundos de pensão da 3M do Brasil, posteriormente fui para a área de Investimentos da Vexty Previdência, avaliando estratégias de investimentos alinhadas com os objetivos de longo prazo de seus perfis de investimentos.

De 2018 a 2020, tive minha primeira passagem pela Visão Prev na área de Investimentos e Riscos Financeiros. Posteriormente, trabalhei na Fundação Itaú Unibanco, desenvolvendo e implementando projetos relacionados à alocação dos investimentos, além do controle e monitoramento dos riscos financeiros.

Em meados de novembro de 2022, voltei para a Visão Prev para assumir a Gerência de Investimentos. Estou muito animado e motivado para a nova posição, em um contexto que deve ser marcado por desafios como a condução de reformas e da política fiscal no Brasil e, no âmbito internacional, os níveis inflacionários e o crescimento econômico devem pautar as discussões em investimentos e tesouraria.”

Novamente no Conselho da Abrapp

A Visão Prev foi eleita, pela segunda vez consecutiva, para compor o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) no biênio 2023-2024. Marcelo Pezzutto, presidente da Visão Prev, irá representar a entidade como membro titular do novo Conselho que tomou posse no dia 21 de dezembro. “A Abrapp é essencial para o fomento do sistema de previdência complementar no país, agindo de maneira decisiva no intercâmbio de boas práticas entre suas associadas e também junto ao governo para a definição de políticas de crescimento e modernização do setor”, explica Marcelo Pezzutto. Clique aqui para saber mais.

fevereiro de 2023