A Visão Prev utiliza cookies para acompanhar os acessos e o comportamento dos usuários no site, melhorar a experiência de navegação e, eventualmente, para fins publicitários. Ao seguir navegando, você concorda com a utilização desses dados. Caso prefira, consulte nossa política de privacidade, clicando aqui
Quem é você quando o assunto é planejamento financeiro pessoal? Aquele que olha para o lado e quer logo mudar o rumo da conversa? Aquela que se interessa imediatamente pelo que vai ser dito? O que contribui com informações valiosas? A que não tem nem ideia do que isso significa?
Pois é para todas essas pessoas que a Visão Prev está lançando a minissérie “Planejamento Financeiro Pessoal”. A ideia surgiu quando soubemos do sucesso das palestras sobre o tema feitas por Carlos Alberto Pereira Filho, da Gerência de Processos de TI-B2C da Telefônica, para o seu time (abaixo, você confere depoimentos de dois de seus colegas). Convite feito, Carlos aceitou ser nosso parceiro nessa iniciativa, sendo responsável pelo roteiro e apresentação da minissérie.
Quatro episódios
A minissérie já está no ar (clique aqui para assistir) e, além de uma introdução sobre o projeto, conta com quatro episódios com os seguintes temas:
1. Por que me preocupar com as finanças? Esse episódio traz uma reflexão sobre o primeiro passo: entender por que se planejar, ponderando sobre objetivos, sonhos, comportamentos e escolhas.
2. Como criar meu planejamento financeiro
Aqui, vamos falar sobre como iniciar um planejamento financeiro pessoal, mostrando os principais pontos a serem considerados. Esse episódio apresenta também ferramentas de gestão.
3. Noções de macroeconomia
Carlos explica alguns conceitos necessários para avançar no planejamento: inflação, juros, câmbio, políticas fiscal e monetária, política econômica e PIB, entre outros.
4. Investindo na prática
As opções de investimento e o que considerar na hora de decidir, começando por tópicos essenciais como reserva de emergência, perfil de investimentos, gestão de risco e alocação planejada. O episódio aborda os produtos de investimento (renda fixa, renda variável, previdência etc.) e traz uma série de alertas sobre “pegadinhas” que devem ser evitadas.
Nosso parceiro na minissérie
Carlos Alberto Pereira Filho é formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e trabalhou em empresas de diversos setores até ser contratado pela Telefônica em julho de 2019. Aos 34 anos, ele é casado, pai de um bebê de sete meses, o Leonardo, e participante do plano Visão Multi. Acompanhe nossa entrevista:
Como você se aproximou desses temas?
Eu sempre me interessei por assuntos ligados a finanças e economia, tanto é que fiz um MBA em Finanças pelo Ibmec-RJ e tenho a certificação CPA-20, voltada a profissionais que atuam sobretudo na comercialização e distribuição de produtos de investimento.
Mas, na verdade, meu primeiro contato com o assunto foi de modo muito prático. Eu saí de casa aos 14 anos para morar com minha irmã em Viçosa, no interior de Minas, onde cursei o ensino médio. Esse foi o primeiro passo para eu amadurecer em vários sentidos, inclusive na gestão financeira porque eu recebia uma ajuda de custo dos meus pais, mas tinha um orçamento bem limitado. Ali, já comecei a registrar ganhos e gastos para controlar bem o fluxo mensal. Depois, quando voltei a Belo Horizonte para fazer faculdade, fui morar em uma república estudantil porque meus pais tinham se mudado para o Rio de Janeiro. Foi nesse período que passei a ter maior interesse por tudo que envolvia administrar bem os meus recursos, poupar e investir. Ao longo dos anos, esse interesse só cresceu e fui buscando me informar cada vez mais para diversificar meus investimentos.
E como surgiu esse projeto de apresentações na Telefônica?
Na minha área, a Gerência de Processos de TI-B2C, há três anos, temos uma rotina chamada “Hora do Conhecimento”, em que trocamos informações sobre diversos assuntos – no começo, era mais voltado aos conteúdos necessários às nossas atividades diárias na empresa, mas o escopo foi crescendo para outros tópicos, como empreendedorismo, comunicação, técnicas de apresentação, a partir das competências dos profissionais do time que desejavam compartilhar seus conhecimentos.
Surgiu, então, uma demanda para que eu falasse de finanças, até porque eu já trocava ideias a esse respeito com alguns colegas. Aí resolvi preparar uma sequência de apresentações, abrangendo desde conteúdos básicos até temas um pouco mais complexos. Foi assim que tudo começou, em julho do ano passado, e percebi que, de fato, há uma grande carência de informações confiáveis.
Como assim?
Se você procurar conteúdo de finanças e planejamento financeiro na internet, vai encontrar muita coisa. Muita coisa mesmo! A questão é que, diante de uma variedade tão grande, as pessoas acabam sendo induzidas a clicar em links e vídeos que não ensinam o básico nem tratam dos riscos dos investimentos. Apenas instigam a ambição pelos ganhos fáceis e acabam enganando os mais desavisados.
Qual é o foco da minissérie?
É justamente ensinar os fundamentos do planejamento financeiro: como eliminar gastos desnecessários para conseguir poupar, a importância de fazer escolhas conscientes e os tipos de investimentos, abordando suas características e riscos. Trago também conceitos relacionados à psicologia financeira, pois o planejamento financeiro nada mais é que um exercício consciente de decisões que costumamos fazer de forma inconsciente.
A ideia é despertar o interesse para as duas pontas da questão: a economia e o investimento. Porque não adianta você saber guardar dinheiro, mas aplicar na poupança ou entender muito do mercado financeiro sem conseguir economizar para investir. Sempre digo: isso não tem nada a ver com quanto você ganha e sim com como você gasta e investe!
Nas palestras do Carlos
“Fiquei animado em participar das apresentações do Carlos para incrementar meus conhecimentos em investimentos. Ele trata dos temas de forma simples e direta e me ajudou a saber mais de macroeconomia. Gosto de me manter atualizado sobre tudo que contribui para que eu faça uma gestão financeira adequada, o que é fundamental para nosso dia a dia e o futuro.”
Vitor Mazini Pereira de Souza, da área de TI B2C da Telefônica,
participante do plano Visão Multi.
“O Carlos tem uma superdidática para explicar um tema tão denso, trazendo para o linguajar do nosso cotidiano. Ele nos ajudou a entender com mais clareza o que devemos levar em conta para administrar melhor nossos recursos. É um assunto essencial e recomendo muito ouvir o que Carlos tem a nos dizer!”
Cristiane Souza, da Gerência de Processos B2C da Telefônica,
participante do plano Visão Telefônica.
Gostou? Então, clique aqui e assista agora mesmo à minissérie completa e divulgue para seus amigos e familiares. 🙂