Acontece na Visão

Roberto Caroza: nosso homenageado no Dia do Aposentado 2022

A+ A- Baixar
PDF

Há quase 100 anos, no dia 24 de janeiro de 1923, foi publicado o Decreto Legislativo 4.682, conhecido como Lei Eloy Chaves (nome do deputado federal paulista que elaborou seu conteúdo). A legislação teve papel decisivo na criação da Previdência Social no Brasil, pois fez dos ferroviários, no setor privado, os precursores do direito a um pagamento mensal na aposentadoria.

É por isso que, em 24 de janeiro, se comemora o Dia Nacional dos Aposentados. Anualmente, a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) organiza uma cerimônia para celebrar essa data que, há dois anos em função da pandemia, vem sendo realizada online. As associadas da Abrapp são convidadas a indicar um aposentado para homenagear todos os seus assistidos e, em 2022, o escolhido da Visão Prev foi Roberto Caroza, um exemplo de pessoa que realmente pensa no futuro.

Conheça o Roberto

Nascido no pequeno município de Lucélia, no interior de São Paulo, nosso homenageado tem hoje 68 anos e mora em Santo André. Roberto trabalhou por 28 anos em telecomunicações.  Começou na Companhia Telefônica da Borda do Campo, na região do ABC paulista, em 1974 como auxiliar de projetos e seu último cargo foi como gerente de Divisão na Telefônica, em São Paulo. Ele se aposentou da empresa em 2002, mas continuou na ativa por mais quatro anos como autônomo na construção civil e também comprando e vendendo ações como home broker na Bolsa de Valores.

A adesão ao primeiro plano

Roberto conheceu a previdência complementar ainda na época da Fundação Sistel e aderiu à proposta em 1978.  “Naquele tempo, não entendíamos desse assunto que era bem pouco divulgado. Confesso que fiquei meio desconfiado, mas resolvi entrar mesmo assim e foi uma decisão extremamente acertada!”

A Visão Prev

Desde que a Visão Prev assumiu a gestão de seu plano, Roberto está na entidade. Ou seja, é um dos pioneiros por aqui. “É uma instituição altamente confiável que conta com especialistas muito experientes e percebemos isso na rentabilidade dos recursos. Acho excelente poder escolher meu perfil de investimentos, inclusive com a facilidade de mudar minha opção se quiser. Além disso, as taxas administrativas são bem menores do que nos bancos.”

3 planos e um bom planejamento tributário

Roberto tem hoje três planos na Visão Prev: o Visão Telefônica, o PreVisão e o Mais Visão. “Quando optei por receber a aposentadoria, meu plano era de tributação progressiva e entrei na alíquota de 27,5% de IR. Aí lançaram o PreVisão e achei uma grande vantagem ter uma parte dos recursos na tabela regressiva e com uma rentabilidade mais previsível. Coloquei 50% nele e congelei meu recebimento por seis anos para esperar a redução da alíquota que vai cair ainda mais com o passar do tempo.” Em 2020, na criação do Mais Visão, ele foi um dos primeiros assistidos a aderir.

O Mais Visão

Sua filha Renata, formada em Direito e cursando Psicologia na USP, também aderiu. “Sempre sugeri à Visão Prev que tivesse um plano para nossos familiares. Por isso, não pensei duas vezes quando foi lançado o Mais Visão: abri um para mim e a Renata tem o dela, com a possibilidade de fazer a portabilidade da previdência aberta.” As vantagens? “Além da confiabilidade, posso citar o atendimento, a transparência, o retorno que dificilmente conseguimos em uma instituição bancária e o fato de podermos escolher como receber o benefício, entre outros. São muitos diferenciais importantes!”

Um porto seguro

Para Roberto, os planos da Visão Prev são seu porto seguro. “Minha independência financeira é resultado do planejamento que fiz e da sorte de contar com tanta qualidade na gestão do meu dinheiro. Nesse período de pandemia, tenho uma tranquilidade enorme, pois do ponto de vista financeiro felizmente nada mudou. Tenho consciência de que é um grande privilégio e devemos aproveitá-lo da melhor forma possível!”

Quer assistir?

No evento online do Dia do Aposentado 2022, foram realizadas várias apresentações muito interessantes. Entre elas, a palestra do médico geriatra Marcos Cabrera com o tema “Saúde é tudo! Desafios da melhor idade” e a de Nilton Molina, presidente do Instituto de Longevidade MAG, sobre “Aposentadoria produtiva, feliz e saudável”. Confira no vídeo abaixo:
fevereiro de 2022