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Ninguém tem dúvidas de que a internet é uma das invenções mais incríveis já feitas. Facilitou a nossa vida, encurtou distâncias, aproximou pessoas, melhorou produtos e serviços… a lista de vantagens é tão grande que fica até difícil imaginar como fazíamos antes de sua chegada!
Mas, como toda criação humana, ela também está sujeita à falta de caráter e desonestidade de uns e outros. Portanto, é preciso cautela para se movimentar bem por sites e redes sociais, já que as contravenções crescem na mesma velocidade de uma mensagem de WhatsApp.
De acordo com o Mapa da Fraude, estudo realizado pela empresa ClearSale, as tentativas de golpe em 2022 apresentaram queda de 0,3%, mas os valores foram 4,8% maiores do que em 2021. De janeiro a dezembro do ano passado, o Brasil registrou 5,6 milhões de tentativas de crimes no comércio online. Por oferecer maior liquidez, facilidade de transporte e alta procura em mercados paralelos, 3 categorias figuram como as mais fraudadas do país: celulares, aparelhos eletrônicos e equipamentos de informática são os bens mais visados nas compras digitais. Portanto, redobre sua atenção!
Segundo os especialistas, a maioria dos casos bem-sucedidos tem a participação direta ou indireta da vítima na facilitação de acesso do criminoso. Ou seja, nós mesmos acabamos ajudando os bandidos que estão sempre aperfeiçoando suas táticas para interceptar dados pessoais, de contas bancárias, cartões de crédito ou clonar perfis de redes sociais. Que tal, então, conhecer os golpes mais comuns e como dificultar a ação dos fraudadores?
Para começar
Tenha um bom antivírus em todos os seus equipamentos.
Ative, sempre que disponível, a funcionalidade de segurança “duplo fator de autenticação” nas plataformas. Assim, se sua senha for exposta indevidamente, o segundo fator de autenticação complica o acesso indevido à sua conta.
Cadastre senhas seguras e exclusivas em seus dispositivos. Evite repetições e prefira composições de letras, números e caracteres especiais.
Procure não usar o armazenamento automático de senhas em navegadores e celulares para reduzir o risco de serem descobertas.
Anote o código IMEI de seu celular em um lugar seguro para, se necessário, fazer o bloqueio.
Desconfie de links externos ou anexos, sobretudo se enviados por remetentes desconhecidos, pois eles podem conter vírus.
Se precisar entrar em um site, digite o endereço diretamente no navegador, em vez de clicar em um link recebido.
O fato de um e-mail parecer ser de uma empresa confiável não garante que seja verdadeiro. Logotipos e identidades visuais podem ser copiados.
Os 5 golpes mais frequentes
A lista abaixo corresponde à realidade atual, mas como já se sabe a criatividade dos golpistas é infinita e eles estão sempre inventando novas formas de driblar sua desconfiança.
1- Boleto falso
O documento falsificado tem as principais características de um boleto bancário verdadeiro, mas não é. Caso o pagamento seja feito, o valor não vai para o destinatário certo e sim para as mãos de criminosos.
Como evitar:
Boletos falsos podem apresentar falhas no código de barras como espaços entre as barras que dificultam a leitura dos sensores e exigem a digitação manual.
Qualquer diferença nos dados gerais do beneficiário ou no valor pode indicar fraude.
Desconfie se você deveria ter recebido o boleto por um canal de atendimento e recebeu por outro.
2- Acesso remoto
O golpista liga para a possível vítima, dizendo ser funcionário de seu banco. Ele utiliza diferentes argumentos para enganar o cliente como dizer que a conta foi invadida ou clonada ou que há movimentações suspeitas em seu cartão de crédito.
O suposto funcionário envia, então, um link para a instalação de um aplicativo que irá solucionar o problema, mas que, na verdade, lhe dará acesso a todos os dados armazenados no celular.
Como evitar:
Simplesmente ignore. Os bancos não ligam para os clientes com esse tipo de solicitação ou pedindo número e código de segurança de cartões de crédito. Se necessário, entre em contato com seu banco pelos canais oficiais e não por qualquer número fornecido pelo “funcionário”.
3- Site adulterado
Os fraudadores criam sites quase idênticos aos de lojas famosas para obter dados pessoais e financeiros das vítimas. Especialmente em épocas de aumento de compras como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, esses crimes se multiplicam.
Como evitar:
Se você recebeu um link por mensagem ou anúncio em redes sociais, observe se o domínio tem alguma diferença (pode ser muito similar ao da loja real, mas com algumas letras diferentes, tipo, em vez de lojaboa.com.br aparece lojaaboa.com.br).
Verifique se o site tem conexão segura. Observe, por exemplo, se antes do endereço, aparece a letra “s”ao lado de http. O https é um certificado atribuído a sites que exigem cadastro para login e senha ou fazem comercialização a partir de informações de pagamento e dados pessoais.
4- Troca do cartão
Criminosos que trabalham como vendedores ficam de olho enquanto você digita sua senha e trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com seu cartão e senha, fazem compras indevidas em seu nome.
Como evitar:
Esse golpe é simples e muito frequente. Ao receber o cartão de volta, confira na hora se é mesmo o seu nome impresso e, se possível, passe você mesmo o cartão em vez de entregá-lo a outras pessoas.
5- Conta falsa no WhatsApp
Os criminosos conseguem hackear listas de contatos das vítimas em aplicativos online ou perfis de redes sociais. Eles, então, acessam seus amigos para avisar que você trocou de número e, em seguida, pedir dinheiro ou anunciar vendas de eletrodomésticos e celulares por preços reduzidos.
Como evitar:
Ative a verificação em duas etapas e tenha um e-mail para redefinir as senhas e códigos, caso você esqueça.
Desconfie de mensagens diferentes das que você está acostumado a trocar com seus contatos.
Não faça nada sem falar diretamente com a pessoa que supostamente lhe mandou a mensagem.
Atenção total por aqui!
✓ A Visão Prev utiliza vários processos e sistemas para garantir a segurança de seus dados em todas as modalidades de interação com você (via site, WhatsApp, redes sociais e pelo aplicativo).
✓ Nossos profissionais não ligam para os participantes pedindo confirmação de informações pessoais.
✓ A entidade segue à risca as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados/LGPD (clique aqui para saber mais).