Até aqui, já deu pra ter uma ideia do que é Pix, certo? Então, confira mais 5 pontos-chave para começar a usar hoje mesmo.
1. Na prática, como funciona o Pix?
O Pix é um meio de pagamento que transfere recursos entre contas a qualquer momento (e em poucos segundos). Para tanto, é preciso saber qual é a chave Pix, isto é, a identificação do recebedor.
Ou seja, você não precisa mais solicitar a agência, a conta corrente e nem o CPF de quem vai receber o dinheiro. No caso, basta inserir apenas a chave Pix, de modo que o sistema identifica as informações necessárias para a transação em benefício do credor.
2. Como fazer o cadastro da chave Pix?
O cadastro da chave Pix deve ser feito diretamente na instituição financeira com a qual você trabalha. Em seguida, basta escolher a(s) chave(s), visto que pode haver mais de uma delas:
- CPF;
- CNPJ;
- E-mail;
- Número de celular.
Por fim, é possível gerar uma chave aleatória, que é uma sequência alfanumérica. Nesse sentido, não é necessário vincular os dados pessoais àquela conta transacional.
3. O que pode ser pago ou recebido pelo Pix?
Seja qual for o valor e o tipo de transação, o pagamento via Pix pode acontecer entre pessoas, empresas e governo. E aqui vão alguns exemplos:
- transferências para amigos e familiares;
- compras em lojas físicas ou e-commerce;
- pagamento de faturas, dos tributos e do plano de previdência;
4. E como fazer transferência pelo Pix?
Por sua vez, a transferência via Pix é feita no aplicativo da instituição financeira ou no internet banking. Ao invés de usar DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível), você paga direto pelo Pix. Assim, os recursos são disponibilizados em tempo real.
5. O Pix pode ser usado para fazer aportes no plano de previdência?
No começo do post, falamos sobre a facilidade de pagar as contribuições do plano previdenciário via Pix, certo? Agora, vamos te mostrar como fazer esse pagamento, no caso dos participantes e assistidos da Visão Prev:
- Os ativos e autopatrocinados dos planos Visão Telefônica e Visão Multi podem pagar suas contribuições esporádicas via Pix;
- Já os assistidos e BPDs dos planos Visão Telefônica e Visão Multi podem usar o Pix para os seus aportes;
No plano Mais Visão, pode-se adotar o Pix para as contribuições básicas mensais e, ainda, para as contribuições esporádicas. E isso pode ser feito desde a adesão online;
- E os autopatrocinados dos planos Visão Telefônica, Visão Multi e Telefônica BD podem fazer as contribuições básicas mensais por intermédio do Pix.
Passo a passo para o pagamento de contribuição esporádica e aporte via Pix, na Visão Prev:
- Acesse a Área do Participante com login e senha, para gerar o QR Code;
- No caso dos ativos e autopatrocinados, o caminho é: Minha Contribuição > Contribuição Esporádica > (preencher valor e a data de vencimento) > PIX;
- Para os BPDs, basta clicar em: Minha Contribuição > Aporte ao Plano > (preencher valor e a data de vencimento) > PIX;
- E, para os assistidos, a rota é: Meu Benefício > Aporte ao Plano > (preencher valor e a data de vencimento) > PIX;
- Para finalizar o pagamento, basta escanear o QR Code usando o aplicativo do banco ou da fintech.
Enfim, agora que você sabe o que é Pix, veja outros conteúdos tanto aqui no Blog da Visão Prev, quanto no YouTube:
E mais: assine a newsletter para receber novidades sobre independência financeira, qualidade de vida e daí em diante.