Acontece na Visão

Resiliência e foco para responder aos desafios de 2021!

A+ A- Baixar
PDF

Um conceito nascido na física, para descrever a propriedade de alguns materiais de resistir a uma forte tensão ou deformação, acabou migrando nos últimos anos para a psicologia. É a resiliência que, hoje, se refere também à capacidade das pessoas de enfrentar adversidades, adaptar-se às mudanças e superar os contratempos que surgem pelo caminho.

 

E resiliência, a equipe da Visão Prev tem de sobra! Afinal, entramos em 2021, pensando que o pior tinha ficado para trás no que diz respeito às consequências da pandemia em todos os níveis: sanitários, econômicos, sociais e psicológicos. Ou seja, em breve, retomaríamos a “normalidade” de antes da crise. Pois aconteceu exatamente o oposto: 2021 foi, no mínimo, tão difícil quanto 2020 e demandou uma grande dose de resiliência, foco e determinação para enfrentar os contratempos ao longo do ano.

 

Por isso, ao fazer o balanço do que aconteceu na Visão Prev em 2021, o sentimento de “dever cumprido” aparece com muita força. Para alegria e orgulho de todos os envolvidos e de você, participante, que sabe que pode contar com o time da entidade em todos os momentos. Faça sol ou faça chuva, estamos a postos, pensando na sua proteção!

Veja, a seguir, um pouco de tudo o que foi feito por aqui neste ano.

 

Novidades em investimentos

Foram desenvolvidas várias iniciativas para beneficiar os participantes, em busca da preservação de capital, obtenção de ganhos reais e redução de custos:

  • Alocação em FIDCs (Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios) de uma pequena parcela destinada a crédito privado para diversificação e incremento de rentabilidade.
  • Definição de triggers (gatilhos) para investimento e desinvestimento em renda variável no exterior (Nasdaq) a fim de agilizar as decisões, sem perder janelas importantes para alocação ou resgate.
  • Gestão tática da parcela em IMA-B (títulos indexados à inflação), com a redução de exposição nesses ativos no primeiro semestre, frente ao cenário projetado de volatilidade, e a recomposição da exposição no segundo semestre, aproveitando a elevação dos prêmios desses papéis.
  • Otimização da carteira BD, com troca de caixa por NTN-Bs, conforme estudo de ALM, para melhorar o desempenho no longo prazo.
  • Alteração da Política de Investimentos do plano PreVisão para adequação à CNPC 37 que não permite novas aquisições de títulos com marcação na curva.
  • Reestruturação do segmento de renda fixa, com unificação dos benchmarks dos fundos em IMA-B e IMA-B5+, para proporcionar escalabilidade dos perfis aos fundos de renda fixa, obter maior comparabilidade entre gestores e reduzir custos.
  • Substituição dos gestores dos fundos de liquidez, com diminuição dos custos de gestão e melhoria na operação.
  • Revisão da estratégia de multimercado, com seleção de gestor especialista que oferece grande expertise e agilidade em mudanças táticas, além de redução de custos.

 

Alterações no Estatuto e nos Regulamentos

Em abril, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou as mudanças apresentadas pela Visão Prev em seu Estatuto, com o propósito de incluir, como patrocinadoras dos planos, empresas com participação minoritária do Grupo Telefônica (antes, o patrocínio só era permitido às empresas com participação majoritária). A modificação amplia o acesso dos colaboradores do Grupo ao benefício de previdência complementar.

 

A Previc também aprovou, em junho, alterações pontuais nos Regulamentos dos planos Visão Telefônica, Visão Multi e PreVisão, com o intuito de padronizar, adequar e simplificar sua estrutura e regras. Clique aqui para saber mais.

Simulador do PreVisão

A Visão Prev lançou, em maio, um Simulador específico para o plano PreVisão, atendendo à demanda de seus assistidos. A ferramenta possibilita o acompanhamento do saldo de modo mais fácil e rápido. Clique aqui para conhecer.

 

Empréstimos

Em maio, entrou no ar o novo Simulador de Empréstimos para os participantes que têm acesso a esse benefício: ativos e aposentados dos planos Visão Telefônica e Visão Multi e aposentados dos planos Telefônica BD e PreVisão, com mais de um ano de vinculação ininterrupta ao plano. A ferramenta, disponível na área restrita do site, é mais simples e intuitiva, com menos telas para os cálculos e definição da modalidade escolhida.  Clique aqui para saber mais. 
                        

Outra ação do Programa de Empréstimos foi a suspensão automática, entre junho e agosto, do desconto das parcelas para os participantes que tiveram redução ou suspensão do contrato de trabalho no Grupo Telefônica (em adesão à MP 1.045/2021). Eles puderam optar pela reintegração do pagamento via boleto bancário de cobrança, mantendo a modalidade contratada. No total, 93 participantes optaram pela reintegração.

 

Vale destacar que a Visão Prev implantou, em maio, uma nova plataforma de empréstimos, ainda mais amigável e moderna, que permite aprimorar a gestão interna e agregar mais facilidades para os participantes na hora de identificar a melhor opção para as suas necessidades.

Maior participação nas redes sociais

A partir de abril, a Visão Prev intensificou sua presença nas redes sociais, aumentando o número de posts, stories, enquetes e vídeos. O objetivo é estar mais perto dos participantes, divulgar conteúdos relevantes de forma acessível e incrementar as interações.

 

Além disso, desde novembro, a entidade iniciou a implementação de estratégias de conteúdo via blog, e-mails, webinars e SMS para aumentar sua visibilidade nas buscas sobre previdência na internet. A ideia é ampliar o reconhecimento dos valores e do serviço oferecido pela Visão Prev aos participantes e seus familiares.

 

Clique nos ícones abaixo para acompanhar a Visão Prev nas redes sociais:

Business Intelligence

Para obter melhor acompanhamento, maior compatibilidade de seus indicadores e informações e automatização de processos, a Visão Prev adquiriu, em maio, uma ferramenta de Business Intelligence (BI) que combina análise empresarial, levantamento de dados, comparação de métricas e outras práticas para ajudar na tomada de decisões estratégicas. Neste ano, já foram entregues os portais de BI das áreas de Seguridade, Empréstimos, Relacionamento, Comunicação, Qualidade, Jurídico, Investimentos e Tesouraria.

Benchmark Planos Família

Entre maio e agosto, a Visão Prev fez uma análise das melhores práticas (benchmark) de oito entidades fechadas de previdência complementar sobre as características, desafios e aprendizados de seus Planos Família. O objetivo foi identificar boas estratégias e comparativos em relação ao Mais Visão em termos de regulamento, operação, cobrança e estímulo a novas adesões. As melhorias sugeridas estão em avaliação interna com implementação prevista em 2022.

Comunicação mais dinâmica

No dia 1º de julho, a Visão Prev criou uma nova plataforma de comunicação em formato de blog para substituir o informativo Mirante que era divulgado a cada dois meses. O blog permite uma interação mais rápida, dinâmica e direta, inclusive com comentários nos posts. Toda semana, são publicadas novas matérias, abordando temas de interesse de participantes e não participantes da Visão Prev, a partir de conteúdos abrangentes que ampliam seu conhecimento sobre assuntos que fazem a diferença em sua vida. Clique aqui para saber mais.

Meu Momento

A Visão Prev lançou, em julho, o “Meu Momento”, uma consultoria direcionada aos participantes que entraram com pedido de aposentadoria ou que estão prestes a se tornar elegíveis (a partir de 50 anos de idade). O atendimento abrange não apenas as regras, mas sobretudo como fazer uma administração ativa do plano, a partir de possíveis cenários e dúvidas.

Os encontros são realizados, idealmente, pela plataforma Microsoft Teams que possibilita o compartilhamento de tela para visualização do conteúdo e das simulações. Após a conversa, o participante recebe, por e-mail, um e-book com o material apresentado para consultas futuras. Clique aqui para saber mais.

Terapia do Bolso

Também desde julho, os participantes contam com outra consultoria especializada da Visão Prev, a Terapia do Bolso, que visa contribuir para o melhor controle orçamentário na administração das finanças pessoais. Voltado inicialmente aos participantes do plano Mais Visão, o atendimento parte de uma análise individual e se desenvolve ao longo de quatro sessões com os seguintes temas: Fluxo de Caixa, Finanças Pessoais, Poder de Poupança e Índices de Endividamento. A iniciativa já tem uma lista de espera, o que demonstra o seu sucesso (clique aqui para saber mais).

Distribuição de superavit

A Visão Prev distribuiu, em julho, o superavit do Visão Telefônica para os participantes que eram ativos ou autopatrocinados do plano em dezembro de 2020. O pagamento é feito por meio do abatimento do valor do superavit em suas contribuições ao plano.

 

Atendimento ainda melhor

Durante todo o ano, a equipe da Central de Atendimento passou por dois treinamentos mensais, visando assegurar mais qualidade, rapidez e assertividade nas respostas aos participantes. Após cada treinamento, é aplicada uma avaliação para identificar eventuais lacunas que precisam de reforço, além de feedback individual a cada profissional.

 

Desde agosto, os dois melhores analistas do mês estão sendo premiados como forma de motivar a equipe a aprimorar continuamente seu trabalho. O objetivo dessas ações é responder à necessidade de melhoria nos atendimentos, apontada na última Pesquisa de Satisfação, ampliando a proatividade e expertise dos analistas.

 

Selo de Autorregulação

A Visão Prev concluiu a adesão aos Códigos de Autorregulação em Governança de Investimentos e Governança Corporativa do sistema Abrapp, Sindapp e ICSS. A meta da entidade é obter o Selo de Autorregulação que reconhece a qualidade nos processos de investimentos e de governança das entidades fechadas de previdência complementar por meio de um detalhado processo de avaliação. Clique aqui para saber mais.

Vantagens bancárias

A entidade negociou pacotes de benefícios para seus participantes que têm conta corrente em quatro bancos: Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Santander. As vantagens variam de acordo com cada instituição, incluindo isenção ou redução de tarifas em vários serviços, e podem ser consultadas na área restrita do site (login com seu CPF e senha).

Mais patrocinadoras

Em agosto, a Previc autorizou a adesão das empresas Telefônica Cloud e Tecnologia do Brasil S.A. e FiBrasil Infraestrutura e Fibra Ótica S.A. como patrocinadoras dos planos Visão Telefônica e Visão Multi. Dessa forma, mais colaboradores do Grupo terão direito aos benefícios dos planos geridos pela Visão Prev.

Novos procedimentos contábeis

No dia 20 de agosto, a Previc publicou a Instrução nº 31, estabelecendo uma nova planificação contábil (necessária, visto que a última legislação a respeito era de 2009) e novas obrigações de envio mensal de informações extracontábeis atuariais e de investimentos a partir de 2022. A Visão Prev já está se adaptando às exigências que têm um impacto relevante para o segmento, pois demandam maior detalhamento das informações econômico-financeiras, maior transparência na evidenciação dos fatos relativos à gestão do patrimônio dos planos previdenciais e de gestão administrativa para os usuários das informações contábeis e o alinhamento de procedimentos contábeis específicos às Normas Brasileiras de Contabilidade, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

 

Quiz e Embaixadores Mais Visão

Nos meses de agosto e setembro, os colaboradores da Visão Prev participaram de treinamentos para aprofundar seus conhecimentos sobre os benefícios e características do plano Mais Visão. Todos responderam a um quiz e os melhores foram convidados a se tornar embaixadores do plano e criar, em conjunto, os 10 mandamentos do Mais Visão. Na última etapa, os embaixadores desenvolveram, individualmente, argumentos de venda utilizando os 10 mandamentos. Após escolha feita por todos os colaboradores, o autor da melhor proposta foi eleito Expert Mais Visão.

Mudanças no Regimento Interno

As alterações propostas pela Diretoria no Regimento Interno da Visão Prev foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo, em sua reunião do dia 23 de setembro. Elas respondem à necessidade de atualização de temas relativos à organização funcional da entidade, com destaque para a criação da área de Compliance, que irá se reportar diretamente ao Conselho Deliberativo, e às atividades da Auditoria Interna que passou a ser responsável pela apuração e tratamento de ocorrências do Canal de Denúncias da Visão Prev.

Desenvolvimento dos colaboradores

Com base em sua Missão, Visão e Valores, a Visão Prev implantou, em 2019, um programa de desenvolvimento para os colaboradores em torno de 5 pilares (empatia, buscar o melhor em tudo o que se faz, mentalidade de dono, ser pró-soluções e aproveitar os “espaços vazios”). Neste ano, considerando os desafios gerados pela pandemia, foi incluído um novo pilar: Adapte-se às mudanças, incentivando uma atitude positiva frente à necessidade de se reinventar, aprender e ensinar.

Entre os meses de julho e agosto, todos os colaboradores vivenciaram também uma experiência do Projeto Accountability (Criando uma Cultura de Accountability), visando fortalecer o Senso de Dono e Protagonismo.

As iniciativas de RH têm procurado manter a integração e o engajamento, em meio à distância física trazida pelo home office, e o autoconhecimento a fim de estimular uma participação ativa nos resultados e entregas da entidade.

Para capacitação das equipes, foram mantidos o incentivo educacional e a participação nos cursos oferecidos pela Universidade Telefônica, além de treinamentos ligados a investimentos, recursos humanos, contabilidade, jurídico, metodologia ágil, comunicação, gestão de compras, mercado financeiro, gestão de riscos e questões atuariais.

Outra iniciativa foi o job rotation (rodízio de setores e funções) entre as Diretorias de Previdência e de Administração e Controle com o objetivo de desenvolver os diretores, dando-lhes a oportunidade de aprender diferentes habilidades, processos, atividades e também todas as especificidades de cada área.

 

Live com participantes

No dia 5 de outubro, a Visão Prev fez uma live, via Facebook e YouTube, com o presidente da entidade, Marcelo Pezzutto, e o diretor de Investimentos, Gustavo de Castro Araujo. Reforçando a premissa de transparência no diálogo com os participantes, eles falaram sobre a rentabilidade dos perfis e responderam às dúvidas recebidas via chat. Clique aqui para saber mais. No dia 20 de outubro, foi realizada outra live, dessa vez com os participantes do plano Telefônica BD, na qual foi apresentada e discutida a proposta de alteração do indexador do plano.

Investir é Coisa de Criança

No mês das crianças, a Visão Prev convidou os participantes e seus familiares a entrar na campanha “Investir é Coisa de Criança”. Ao fazer a inscrição no Mais Visão para si mesmo ou algum familiar, além de adquirir um plano de previdência flexível e exclusivo, as 20 primeiras adesões ganharam o jogo de tabuleiro Renda Passiva, desenvolvido com base nos livros de Gustavo Cerbasi, para presentear crianças e jovens.

A Visão Prev já havia testado a aceitação e interesse por esse jogo, em focus groups específicos com colaboradores (em março) e participantes (em agosto), para validar a ideia de usá-lo em ações de promoção e marketing relacionadas à educação financeira.

Primeiro ano do plano Mais Visão

Para comemorar a criação do plano Mais Visão, a Visão Prev preparou um vídeo com os principais acontecimentos do primeiro ano do plano. Além disso, de 19 de outubro a 15 de novembro, todos os participantes tiveram acesso a um cupom de 15% de desconto para as compras realizadas no site www.emporiodacerveja.com.br, da Ambev. O Mais Visão é uma excelente opção de investimento para você e sua família (clique aqui para conhecer suas vantagens).

Experiência Mais Visão

Entre 1º e 12 de novembro, as 15 primeiras adesões ao plano Mais Visão foram premiadas com um par de vouchers para utilização no site www.omelhordavida.com.br, com várias opções de atividades. Além disso, dois pares de vouchers foram sorteados entre todas as pessoas indicadas ao plano através da página da campanha que visou estimular novas adesões e desenvolver uma base de contatos para ações futuras.

Cashback no seu plano

A Visão Prev lançou, em novembro, em parceria com o Prev4U, um programa que transforma compras eletrônicas em contribuições para o seu plano: Visão Multi, Visão Telefônica ou Mais Visão. Por meio do sistema “cashback” (termo, em inglês, que significa dinheiro de volta), o programa devolve ao participante, na forma de Contribuição Esporádica ou Aporte, um percentual de suas compras online em mais de 350 lojas.

Assim, além de economizar com as ofertas dos sites parceiros, você aumenta seu saldo na entidade. Clique aqui para acessar o portal do Prev4U.

 

Criação da área de Compliance

A Visão Prev criou a área de Compliance, com reporte imediato ao Conselho Deliberativo. O especialista em compliance é responsável pela governança e conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), além de outras atividades inerentes à função. A criação da área de Compliance reforça o funcionamento do sistema de Controles Internos da entidade, visando mitigar os riscos de segurança digital, integridade e privacidade, entre outros.

Clique aqui e confira como tratamos os dados.

Certificações ISO

Sempre orientada a operar seus processos de forma segura, eficiente e transparente, a Visão Prev obteve, em novembro, a recertificação de conformidade com as normas ISO 9001 (gestão da qualidade) e ISO 27001 (gestão de segurança da informação).  

Pesquisa de Satisfação 2021

De 25 de novembro a 8 de dezembro, a Visão Prev irá realizar mais uma edição de sua pesquisa anual de satisfação com os participantes de todos os planos (inclusive do Mais Visão, pela primeira vez). Os dados serão coletados por uma consultoria externa, de forma totalmente anônima e confidencial, e servirão para avaliar uma série de interfaces da entidade com você.

Sua opinião é, portanto, fundamental para que nosso time continue aprimorando seu trabalho. Em breve, você receberá o link para responder ao questionário eletrônico que é bem simples e rápido.

Participe e ajude a Visão Prev a ser ainda melhor!

novembro de 2021