Acontece na Visão

Como portar recursos para o Mais Visão?

A+ A- Baixar
PDF

As vantagens do Mais Visão – o plano família da Visão Prev, lançado em setembro do ano passado – têm atraído o interesse e os recursos de novos participantes para a entidade! Além das contribuições para o plano, outra boa forma de aproveitar os benefícios do Mais Visão é usar a portabilidade. Entenda, a seguir, o que é e como funciona essa opção.

O que é portabilidade?

Se uma pessoa tem recursos em planos de previdência do tipo PGBL (em bancos, corretoras ou seguradoras), seu saldo pode ser portado para o Mais Visão, total ou parcialmente. Caso possua um plano de previdência fechado (patrocinado por uma empresa), a portabilidade é possível desde que já tenha ocorrido o desligamento da patrocinadora e antes do início da aposentadoria.

Na portabilidade, não há incidência de impostos ou cobrança de taxas na transferência dos recursos.

O que acontece com os valores portados?

O patrimônio portado é incorporado ao saldo no Mais Visão, podendo ser utilizado de acordo com as opções previstas no Regulamento (clique aqui para acessar). O dinheiro é alocado na conta do participante como “Recursos Portados”, sendo subdividido em “Recursos Portados – Entidade Aberta/Seguradora” e “Recursos Portados – Entidade Fechada”, se for o caso.

É possível alterar o regime tributário dos recursos portados apenas do Progressivo para o Regressivo e nunca o inverso. Ou seja, no caso do Regime Regressivo, o saldo migrado continua no mesmo sistema, mantendo a contagem do tempo já iniciada.

Como o processo deve ser feito?

O pedido de portabilidade deve ser iniciado junto à instituição em que estão os recursos. Se preferir, a Visão Prev pode auxiliar diretamente em todas as etapas do processo que são: confirmação dos dados (como saldo, tempo de acumulação e regime de tributação), elaboração do Termo de Portabilidade (em até cinco dias úteis), envio do Termo ao participante para assinatura, envio do Termo para assinatura da Visão Prev e, finalmente, assinatura da entidade de origem e programação da transferência dos recursos.

Qual o prazo para conclusão da portabilidade?

O período de concretização pode variar de um processo para outro. Em geral, o prazo é de aproximadamente um mês após a solicitação inicial.

“Portei recursos de 3 planos para o Mais Visão”
“Meu pai, Luiz Carlos Vieira Sobrinho, que é assistido do Visão Telefônica há dez anos, valoriza muito a gestão da Visão Prev. Tanto que ele sempre pedia para ter um plano família na entidade e, quando soube do lançamento do Mais Visão, ficou superfeliz por poder estender essa vantagem aos familiares. Ele me incentivou bastante a fazer a portabilidade de três planos que eu já possuía para o Mais Visão, sobretudo em função da rentabilidade e da segurança. O processo foi simples e recebi suporte total da Visão Prev, o que facilitou muito. Com meu pai, tenho dentro de casa um ótimo exemplo do valor da previdência complementar. Sou solteiro, tenho 26 anos e não pretendo mexer tão cedo no meu patrimônio no plano. Vou deixar rendendo. Quanto mais, melhor!”
julho de 2021