Visão Educa

Como e onde declarar o seu plano de previdência

A+ A- Baixar
PDF

O prazo para envio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda já começou e vai até o final de abril. Deve acertar as contas com o leão quem recebeu, entre outros, rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 ou mais de R$ 40 mil em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte.

É hora, então, de relembrar algumas informações importantes para que você declare corretamente o seu plano de previdência junto à Receita Federal. Vamos lá?

Incentivo fiscal

O limite para dedução das contribuições para previdência privada, feitas pelo participante em seu benefício ou de seus dependentes, é de 12% do total dos rendimentos tributáveis no ano. Esse percentual inclui as contribuições ao seu plano na Visão Prev e outros investimentos em previdência como PGBL (os investimentos em VGBL não são dedutíveis). O incentivo fiscal só pode ser usado por quem entrega a Declaração pelo modelo completo.

Se você é ativo

O que declarar ⇒ Todas as contribuições realizadas: as mensais descontadas em folha salarial e as Esporádicas, se ocorreram.

Onde encontrar as informações ⇒ Para as contribuições mensais descontadas na folha de pagamento, você deve utilizar o Informe de Rendimentos entregue pela empresa patrocinadora.
Caso você tenha feito Contribuições Esporádicas, a Visão Prev disponibiliza o Informe de Contribuições na área restrita do site (acesso com seu CPF e senha) > Minha Contribuição > Informe de Contribuições.

Se você é aposentado

O que declarar ⇒ O valor total da renda anual recebida e eventuais Aportes realizados.

Onde encontrar as informações ⇒ O Informe de Rendimentos está disponível na página inicial da área restrita do site e no aplicativo (acesso com seu CPF e senha). 

Caso você tenha feito Aportes, a Visão Prev disponibiliza as informações do Informe de Contribuições juntamente com o Informe de Rendimentos.

Se você é pensionista

O que declarar ⇒ O valor total da renda anual recebida.

Onde encontrar as informações ⇒ Os pensionistas únicos podem obter o Informe de Rendimentos, disponível na página inicial da área restrita do site (acesso com seu CPF e senha).

Os pensionistas que compartilham a pensão receberão o Informe de Rendimentos por e-mail.

Se você é autopatrocinado

O que declarar ⇒ Todas as contribuições feitas: soma dos boletos/débitos no ano e as Contribuições Esporádicas, se ocorreram.

Onde encontrar as informações ⇒ A Visão Prev disponibiliza o Informe de Contribuições na área restrita do site (acesso com seu CPF e senha) > Minha Contribuição > Informe de Contribuições.

Se você é BPD

O que declarar ⇒ O valor total de eventuais Aportes realizados.

Onde encontrar as informações ⇒ Caso você tenha feito Aportes, a Visão Prev disponibiliza o Informe de Contribuições na área restrita do site (acesso com seu CPF e senha), em Página inicial > Informe de Contribuições.

Se você é participante desligado

O que declarar ⇒ A renda anual recebida (benefício ou resgate).

Onde encontrar as informações ⇒ Caso tenha feito resgate ou teve benefício encerrado durante o ano de 2021, você pode obter o Informe de Rendimentos, disponível na área restrita do site (acesso com seu CPF e senha usada anteriormente). Em caso de dificuldade, utilize o procedimento “Esqueci minha senha”.

Se você preferir um vídeo tutorial

Nós também elaboramos um vídeo em nosso canal no Youtube de como localizar no site o informe de rendimentos emitido pela Visão Prev:

 

4 pontos de atenção

  • Quem fez contribuições para o plano em 2021 deverá declarar o valor total destinado a essa finalidade em “Pagamentos e Doações Efetuados”, no campo “Contribuições a Entidades de Previdência Privada”. Informe o nome e o CNPJ (07.205.215/0001-98) da Visão Prev.
  • Os participantes ativos e autopatrocinados só podem declarar a sua contribuição efetiva durante o ano, sem considerar eventuais abatimentos de superávit e, no caso dos ativos, as contribuições das patrocinadoras.
  • Deve-se declarar somente as operações ocorridas dentro do calendário 2021. Isso se refere à data efetiva da renda ou da contribuição e não ao mês de competência. Por exemplo: a contribuição de dezembro de 2021 foi descontada na folha salarial de janeiro de 2022 e, portanto, não entra na Declaração de 2021.
  • Os Informes de Contribuição para os participantes ativos (inclusive do Mais Visão), BPDs e autopatrocinados são gerados por plano. Ou seja, quem possui mais de um plano em seu nome deve consultar os Informes de Contribuição de cada plano. Para os assistidos que receberam o benefício em mais de um plano, o Informe de Rendimentos já está unificado.
março de 2022

Deixe um comentário

Ou acesse com:




AllEscort