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Em 2024, a Visão Prev chega aos seus primeiros 20 anos! Para comemorar esse marco, vamos publicar várias matérias sobre as principais conquistas dessas duas décadas. Esta é a sétima entrevista da série, com Paulina Pantalião.
NOSSA ENTREVISTADA
Paulina trabalha na Visão Prev há 7 anos. De 2018 a 2021, foi diretora de Previdência. Em agosto de 2021, após uma reestruturação organizacional, assumiu a Diretoria de Administração e Controles por cerca de um ano. Em novembro de 2022, voltou à Diretoria de Previdência que teve sua atuação revista tornando-se a Diretoria de Previdência e Relacionamento, onde desempenhou um papel fundamental na criação e divulgação do plano Mais Visão em 2020. Paulina é participante ativa dos planos Visão Multi e Mais Visão.
Como foi sua chegada à Visão Prev?
Sou formada em Administração de Empresas, com cursos e especializações em Marketing e Gestão de Negócios, e desde o início da minha carreira trabalhei em Recursos Humanos. Antes de vir para a Visão Prev, eu estava na Vivo, onde entrei em 2001. Cheguei aqui para atuar em RH em 2017 e, um ano e meio depois, passei por um processo interno e assumi a Diretoria de Previdência.
Há uma forte conexão de RH com previdência. Além do fato de ser um benefício nas patrocinadoras, muitos processos se assemelham como folha de pagamento e relacionamento com as pessoas (no nosso caso, com os participantes). Depois de algumas reestruturações internas, sou hoje responsável pelas operações de Relacionamento, Comunicação, Marketing, TI e Experiência do Cliente, além da Gerência de Seguridade.
Quais são os maiores desafios na gestão de uma Diretoria que envolve tantos processos diferentes?
De fato, são atividades bem diversificadas que abrangem vários processos, inclusive nas áreas de suporte e operacionalização dos planos. O mais interessante é pensar no direcionamento comum que damos a todas essas atividades: manter sempre um olhar voltado aos participantes. Mesmo as áreas que não têm conexão direta com nossos participantes precisam operar com essa orientação em mente. Afinal, tudo que fazemos tem impacto sobre o presente e o futuro daqueles que atendemos.
Está todo mundo a serviço do participante, é isso?
Exatamente! Tanto quem está na linha de frente quanto os times internos. Esse é um de nossos principais focos e, por essa razão, resolvemos criar a área de Experiência do Cliente que substituiu a Área de Qualidade. A premissa não é mais apenas monitorar se o atendimento foi bem feito, treinar a Central… temos que enxergar com os olhos do participante: o que faz a diferença, o que interessa, o que agrega valor para ele. Ou seja, qual é a sua percepção em relação ao que oferecemos e às ferramentas que disponibilizamos no site, no aplicativo ou nos vários tipos de atendimento. É o famoso “se colocar no lugar do cliente” de verdade! Claro que não somos infalíveis, mas partimos desse princípio. Por isso, temos como meta fazer uma comunicação ainda mais personalizada.
Como assim “personalizada”?
A ideia é que, ao mandarmos um aviso ou comunicado, o participante sinta que estamos falando dele e para ele. Portanto, temos que entender o seu relacionamento com a Visão Prev com um todo. Não se trata somente de mandar uma correspondência com o nome dele em destaque, é uma percepção mais ampla do que podemos ou devemos propor em termos de produtos e serviços. Nosso objetivo é conseguir comunicar o que é importante para cada pessoa de forma a atingir seus desejos e necessidades. Trouxemos inclusive um cientista de dados para o time há cerca de um ano, para observarmos nossas informações mais de perto, cruzando elementos e extraindo conhecimento útil para nossas ações. Sabemos que há uma deficiência no mercado de previdência em termos de sistemas para nos apoiar nessa missão, mas estamos sempre à procura de soluções inovadoras para implantar nossos projetos.
E como foi participar da implementação do plano família da Visão Prev, o Mais Visão?
A criação do Mais Visão também se relaciona com esse pressuposto de observar o que o participante deseja. Já há alguns anos, essa era uma demanda que aparecia em nossas interações e na Pesquisa de Satisfação. Fomos aprofundando as análises e benchmarks até realmente partir para a ação, com um trabalho muito intenso de toda a Visão Prev no desenho do plano – para definir seu conceito, público, regras e benefícios, entre outros aspectos – e finalmente na sua implementação. É um plano que traz características interessantes em termos de flexibilidade e liquidez tanto para os participantes quanto para seus familiares até o 3º grau. Nossa expectativa, para os próximos anos, é ampliar o alcance desse plano para que mais pessoas possam conhecer e usufruir suas vantagens.
O plano Mais Visão completou 4 anos no mês de setembro (clique aqui para saber mais).
Pensando na expansão da previdência complementar (e no entendimento da sua importância), quais são os maiores atributos da Visão Prev?
A previdência complementar é essencial para que as pessoas possam viver o aumento da longevidade com tranquilidade financeira. A tendência que verificamos é que a Previdência Social ofereça apenas uma renda mínima, o que pode impactar seriamente a qualidade de vida na aposentadoria. Devemos, então, cuidar de nosso próprio futuro com a disciplina e a seriedade que a previdência complementar propõe. Por outro lado, os investimentos das entidades de previdência geram uma vantagem adicional ao fomentar o crescimento da economia brasileira.
Quanto à Visão Prev, a entidade tem uma série de diferenciais relevantes. Entre eles, destaco dois que considero muito valiosos para uma prestação de serviços de longo prazo: a governança robusta, com muita ética e transparência, e a preocupação genuína com a melhoria contínua do que fazemos. É assim que pretendemos chegar ainda mais longe!
Acompanhe nossa cobertura dos 20 anos da Visão Prev