Visão Prev 20 anos

Uma história de (muito mais do que) 20 anos

Acontece na Visão

Pioneirismo em vários momentos

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Em 2024, a Visão Prev chega aos seus primeiros 20 anos! Para comemorar esse marco, vamos publicar várias matérias sobre as principais conquistas dessas duas décadas. Esta é a sexta entrevista da série, com Patricia Ferradans.

NOSSA ENTREVISTADA

Patricia foi a primeira diretora de Seguridade da Visão Prev e liderou a criação das áreas de Comunicação e Relacionamento com os participantes, o que incluiu a formação da Central de Atendimento. Começou com uma estrutura reduzida em uma época em que muitos processos ainda eram feitos em papel e participou da digitalização de grande parte das atividades. Em 2013, Patricia saiu da entidade e é hoje diretora superintendente da Syngenta Previ, fundo de pensão do Grupo Syngenta no Brasil.

Como você chegou à Visão Prev?

Comecei em 2000, ainda na Diretoria de Plano/Telefônica dentro da Sistel, e fiz parte do time que criou a Visão Prev em 2004, quando assumi a Diretoria de Seguridade. Foi uma grande responsabilidade estruturar uma entidade de previdência complementar praticamente do zero, organizando seu Estatuto e todos os documentos e premissas para sua existência. Era uma equipe bem reduzida – e muito engajada – para dar conta de tudo. Os desafios foram constantes, não apenas nesse início, mas também com a incorporação dos planos das empresas adquiridas pelo Grupo Telefônica e o lançamento de novos planos. Chegamos a operar com 24 planos diferentes! Vale lembrar que, naquela época, muitos processos eram feitos em papel, com assinatura, reconhecimento de firma, envio pelos correios… tudo extremamente trabalhoso e complexo.

O que faz a área de Seguridade dentro da estrutura de uma entidade de previdência complementar?

Afora a gestão dos investimentos, nós cuidamos de tudo que diz respeito ao participante, desde a adesão ao plano até seu falecimento e mesmo além desse momento, pois gerimos a concretização de sua vontade em relação ao direcionamento de seus recursos para os dependentes e beneficiários. Isso envolve diversos processos – como, por exemplo, a interface com as áreas de RH das patrocinadoras, o recebimento das contribuições e o pagamento dos benefícios – e também abrange a parte de comunicação e relacionamento: ou seja, ajudar o participante a compreender suas opções no plano para que possa fazer escolhas conscientes. Isso foi essencial quando lançamos o plano de Contribuição Definida como alternativa ao plano de Benefício Definido existente: era uma grande mudança que precisava ser muito bem explicada. Vem daí o valor da educação financeira e previdenciária dentro da Visão Prev antes mesmo de qualquer exigência legal.

Como foi lançar o Visão Educa?

O programa de educação financeira e previdenciária da Visão Prev nasceu em 2010. Era algo ainda muito raro no Brasil. A ideia sempre foi ajudar os participantes a perceber o valor de um bom planejamento para equilibrar o “viver o presente” com o “pensar no futuro”. Foram centenas de ações de todos os tipos, começando por ensinar as pessoas a avaliar as alternativas disponíveis nos planos até incentivar uma percepção mais ampla de como construir uma aposentadoria tranquila em todas as suas dimensões.

Qual é o papel da área de Relacionamento?

Costumo dizer que a área de Relacionamento é uma espécie de vitrine para o participante. Ela nos permite sentir suas necessidades e desejos. Não é apenas prestar atendimento, é transformar as informações que recebemos em parâmetro para nossas iniciativas. Por isso, rapidamente criamos a Central de Atendimento para acolher as dúvidas e demandas dos participantes por telefone e e-mail. Escolhemos um parceiro que nos permitisse estar bem perto do processo: tínhamos nosso próprio programa de seleção, treinamento e reconhecimento das atendentes. Assim, conseguimos imprimir o padrão de qualidade da Visão Prev em cada atendimento. Afinal, tudo que fazemos e dizemos influencia a vida e o futuro dos participantes.

Foram muitas ações pioneiras da Visão Prev dentro do setor, certo?

Com certeza. Estávamos sempre pensando em modos de aprimorar o relacionamento com os participantes, incentivar seu planejamento financeiro e previdenciário e facilitar sua interação com a entidade. Foi dessa vontade de fazer continuamente melhor que nasceu a Pesquisa de Satisfação, já em 2007, com o objetivo de conhecer a percepção dos participantes sobre os diversos aspectos da gestão da entidade.

Outras novidades diferenciadas foram o informativo Mirante Visão Prev, os Relatórios Anuais em linguagem simples e direta para facilitar a compreensão de nossas atividades (inclusive com premiações externas de reconhecimento à sua qualidade), o 0800, o blog do programa Visão Educa e o início da estruturação do plano Visão Multi. Os Conselhos da Visão Prev sempre foram muito participativos e exigentes e tínhamos que cumprir as demandas com excelência. Costumo dizer que foi uma ótima escola profissional, aprendi muito nos 13 anos em que estive na entidade.

Na sua avaliação, o que mudou nesses anos todos em relação ao entendimento da previdência complementar?

No total, tenho quase 25 anos no segmento. Acredito que, mesmo ainda não sendo ideal, já existe uma percepção maior do valor da previdência complementar entre as pessoas que trabalham em empresas que oferecem esse benefício. No entanto, é uma situação muito restrita, pois temos apenas cerca de 250 entidades no Brasil.

Se pensarmos na população em geral, ainda é um assunto pouco conhecido justamente em função da falta de educação financeira básica: orçamento doméstico, endividamento, não gastar mais do que se ganha… sem isso, como podemos falar em poupar para o futuro?

Pessoalmente, me sinto muito comprometida com esse tema e vou compartilhar o que aprendi sempre que puder, mesmo sabendo que é um trabalho de formiguinha, com um longo caminho adiante.

outubro de 2024