Visão Prev 20 anos

Uma história de (muito mais do que) 20 anos

Acontece na Visão

Compromisso com os nossos próximos 20 anos

A+ A- Baixar
PDF

Em 2024, a Visão Prev chega aos seus primeiros 20 anos! Para comemorar esse marco, estamos publicando várias matérias sobre as principais conquistas dessas duas décadas. Esta é a oitava entrevista da série, com Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira.

NOSSO ENTREVISTADO

Breno Rodrigo Pacheco de Oliveira começou sua carreira na Telefônica em janeiro de 2000 e é vice-presidente jurídico da empresa desde 2011. Entrou no Conselho Deliberativo da Visão Prev em maio de 2011 e, em abril de 2016, assumiu a Presidência do Conselho, de onde acompanha de perto e ajuda a definir os caminhos da entidade, além de avaliar propostas e desafios para sua perenidade ao longo dos próximos anos. É participante do plano Visão Telefônica desde 2002.

Como a previdência complementar entrou na sua vida pessoal?

Aderi ao plano Visão Telefônica em 2002, quando fui trabalhar no Rio de Janeiro (sou natural do Rio Grande do Sul e ali comecei minha vida profissional como advogado). A Telerj Celular oferecia esse benefício e a adesão me pareceu uma decisão extremamente vantajosa. Logo percebi como era lógico e estratégico aproveitar essa oportunidade de investimento que é excelente em todos os sentidos, tanto para o presente quanto o futuro.

Como se deu sua indicação como membro do Conselho Deliberativo da Visão Prev?

Entrei para o Conselho no contexto da união da Telesp com a Vivo, em 2011. Achei muito interessante participar de um órgão formado por representantes das patrocinadoras e membros eleitos pelos participantes e assistidos. É uma dinâmica de muita transparência e trocas intensas, sempre com bastante cordialidade.

Foi assim que começou o grande aprendizado de ver o mundo da previdência complementar de dentro para fora. Inicialmente, colaborando sobretudo nos assuntos jurídicos, societários e de governança. Esse é um setor bastante regulado, com uma legislação complexa, e cabe aos conselheiros apreciar e deliberar sobre uma série de temas como aprovação de cálculos atuariais, alterações de Regulamentos dos planos, Políticas de Investimentos e transferência de patrocínio, além de observar e orientar as atividades da entidade.

Como presidente do Conselho desde 2016 e em função da minha longa experiência no Grupo Telefônica, passei a contribuir de modo ainda mais proativo. Para isso, procuro participar da definição dos temas a serem tratados nas reuniões, pensando sempre no crescimento da Visão Prev de forma segura e estruturada, com uma boa governança e controles robustos.

Nesses treze anos no Conselho, quais foram os maiores desafios da Visão Prev na sua percepção?

Foram vários os desafios e posso citar alguns exemplos entre muitos: a consolidação dos planos sob gestão da entidade (já houve mais de 20 planos patrocinados), a criação do plano família Mais Visão (que traz benefícios para os participantes e seus familiares e também para a Visão Prev no sentido de uma atuação mais independente das patrocinadoras), a revisão da estrutura organizacional em 2022 (com redução de uma Diretoria e formato mais dinâmico), a evolução na transparência das informações e o reforço na segurança com a criação da área de Compliance e Privacidade de Dados.

E as conquistas?

A Visão Prev ocupa a 24ª colocação no último Consolidado Estatístico da Abrapp*, em volume de ativos administrados, dentro de um ranking com 234 entidades. Estamos bem posicionados no segmento, mas nosso maior destaque se dá pela inovação: a Visão Prev é reconhecida como benchmark no segmento.

Na construção desse reconhecimento, algumas conquistas foram: a obtenção do Selo de Autorregulação de Governança em Investimentos da Abrapp em 2022, do Selo de Autorregulação em Governança Corporativa da Abrapp em 2024 e de três certificações de conformidade com as normas ISO (ISO 9001 de processos em 2012, ISO 27001 de segurança da informação em 2021 e ISO 27701 de privacidade de dados em 2023).

Além disso, temos os excelentes resultados de nossa Pesquisa de Satisfação, realizada anualmente com os participantes, e estamos no ranking da GPTW (Great Place To Work) desde 2022 entre as 150 melhores empresas de pequeno porte para trabalhar no Brasil e recebemos o Selo de Engajamento da Abrapp desde 2021.

* abril de 2024

Qual tem sido o posicionamento da Visão Prev em relação aos participantes?

Essa também é uma frente de inovação com iniciativas como o pioneirismo na criação de perfis de investimentos, na digitalização de todos os processos para os participantes (como adesão, saque, contribuição e concessão de benefício online), no uso do PIX para pagamento das contribuições, na utilização do WhatsApp para atendimento, na implementação de modalidades inovadoras de contato como videochamadas, chat online e lives. Isso tudo está muito conectado com o propósito da Vivo: “digitalizar para aproximar”.

Como você avalia a importância da entidade para os colaboradores do Grupo Telefônica?

O plano de previdência é um componente relevante do pacote de benefícios que ajuda na atração e retenção de profissionais. Considero uma evidência do tratamento dedicado aos colaboradores: a Telefônica Brasil destina recursos específicos para o futuro dessas pessoas, pensando na qualidade de seu pós-emprego.

Acredito que a previdência complementar deveria ser entendida e valorizada como uma excelente ação dentro do pilar “social” do ESG (compromissos corporativos com os temas de meio ambiente, sociedade e governança). A previdência patrocinada por empresas não é um mecanismo de poupança individualista. Trata-se de modelo capaz de desonerar o Estado de demandas futuras dos cidadãos e contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

🞍 Clique aqui para ler um artigo sobre esse tema escrito por Breno e publicado na revista “Exame”.

Quais são suas expectativas para a Visão Prev nos próximos anos?

Sem dúvida, seguir buscando constantemente a inovação para aprimorar nossos processos, produtos e serviços, facilitando o acesso e utilização de tudo que oferecemos aos participantes.

O desafio – saudável, por sinal – é nos mantermos permanentemente atentos ao que pode ser modernizado, pois sempre há oportunidades de melhoria no que fazemos. Ou seja, devemos nos tornar ainda mais relevantes como referência para o segmento, nossos participantes e seus familiares. A partir dessas premissas, teremos um futuro ainda mais promissor pela frente!

novembro de 2024